• Carregando...
 | Brunno Covello/
| Foto: Brunno Covello/

O fotógrafo Brunno Covello, profissional da Gazeta do Povo, foi um dos 15 finalistas do Prêmio FCW de Arte 2014, da Fundação Conrado Wessel. O prêmio, nacional, é um dos mais importantes na área de fotografia de arte do Brasil.

A seleção de 20 imagens de “O Haiti é Aqui” enviadas por Covello foram feitas depois de ele atuar como repórter fotográfico em uma matéria que tratava sobre a xenofobia e agressões a imigrantes haitianos que vivem em Curitiba.

“Depois da matéria, senti a necessidade de fazer algo maior. Na reportagem, acabamos focando mais a problemática da situação deles, do preconceito, do racismo. Mas fiquei pensando que o assunto era maior e fui atrás de histórias”, conta o fotógrafo.

E surgiram vários depoimentos, cliques e amizades: ele registrou desde os trabalhadores que atuaram na reforma da Arena da Baixada, até um casamento – o noivo conseguiu trazer a mulher do Haiti para o Brasil depois de três anos guardando dinheiro. Covello descobriu outras particularidades, como um culto em creole, realizado pelos imigrantes em Curitiba.

“Com esse projeto, quero falar de dignidade. Tem a tristeza, mas existem também a alegria, o recomeçar”, diz o fotógrafo, que considera o projeto “inacabado.” “O trabalho vai continuar, e o prêmio só ajudou a fortalecer isso.”

Formado em Jornalismo pela PUC-PR. Brunno Covello é filho de fotógrafo e tem um envolvimento natural com a área. Começou a fotografar na faculdade, depois de perceber, nos estágios ao longo da universidade, que seu negócio era estar sempre na rua. “Gosto do contato com pessoas, das histórias reais, de me envolver e aprender com elas.”

Selecionados

Além de Covello, outra profissional que atua em Curitiba, a fotógrafa Luciana Berlese, coordenadora do curso de Fotografia da Omicron, também é uma das finalistas prêmio com o projeto “Relicário”.

Os três ganhadores: Gabriel Monteiro Pinoti Afonso (“Tropa de Elite”, 1º lugar), André de Libero Hauck Ferreira (“Sombras”, 2º lugar) e João Teixeira Castilho (“Zoo”, 3º lugar), receberam um prêmio em dinheiro. As fotos dos outros 12 profissionais finalistas serão publicados em um livro, lançado pela Fundação.

  • Série de 20 fotografias sobre haitianos que vivem em Curitiba foi feita pelo fotógrafo no ano passado.
  • Cultos realizados na língua creole é uma das peculiaridades que Covello descobriu ao conviver com os haitianos.
  • Registro da Festa do Haiti, realizada na Praça de Bolso do Ciclista, realizada em novembro de 2014.
  • Casamento: noiva chegou ao Brasil três dias antes da cerimônia.
  • Mais um registro do casamento, realizado de forma colaborativa entre os imigrantes.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]