• Carregando...
Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio e desde muito jovem colaborou com o pai, dedicando-se à ambientação de interiores | Alexandre Campbell/Folhapress
Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio e desde muito jovem colaborou com o pai, dedicando-se à ambientação de interiores| Foto: Alexandre Campbell/Folhapress

A galerista Anna Maria Niemeyer, 82 anos, única filha do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, morreu nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro. Ela estava internada no hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, desde o dia 1º deste mês. O hospital informou que a causa da morte foi enfisema pulmonar. Anna Maria era dona de uma galeria de arte na Gávea, zona sul do Rio. O velório será na capela um do cemitério São João Batista, a partir das 20h. O enterro será na quinta-feira (7) no mesmo local.

Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio e desde muito jovem colaborou com o pai, dedicando-se à ambientação de interiores. Funcionária da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) em Brasília - onde morou de 1960 a 1973 - ela trabalhou nos projetos do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e da Alvorada.

A parceria rendeu uma linha de móveis que foram expostos em lugares de referência como o Salão de Paris, o Salão Internacional do Móvel de Milão, o Centre Georges Pompidou, além de museus brasileiros.

Sua presença na cena artística carioca se consolidou quando abriu a galeria que leva seu nome em 1977, inicialmente no Leblon, migrando dois anos depois para a Gávea. O espaço já recebeu centenas de exposições, lançamentos e eventos artísticos e representa diversos artistas, como Victor Arruda, Chico Cunha e Iole de Freitas.

Junto com Victor Arruda e Italo Campofiorito, foi autora do projeto de criação do MAC-Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]