• Carregando...
Ícone do pop Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles | REUTERS/Phil Klein
Ícone do pop Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles| Foto: REUTERS/Phil Klein

Biografia

Sucessos e polêmicas de Michael Jackson

A carreira do rei do pop Michael Jackson foi marcada por fama, sucesso e escândalos. Desde a infância, quando conheceu o estrelato com os irmãos no grupo The Jackson 5, o artista virou o queridinho dos norte-americanos. Após uma adolescência conturbada, Jackson surpreendeu o mundo com o lançamento de Thriller, álbum que vendeu mais de 50 milhões de cópias internacionalmente. Leia matéria completa

Discografia

Astro gravou último álbum com músicas inéditas em 2001.

Got To Be There (1972)

O disco, com dez músicas, marcou o primeiro registro da carreira solo do músico então conhecido por liderar os irmãos no grupo Jackson 5.

Ben (1972)

Trata-se do segundo álbum solo de Jackson. O disco, com 11 músicas, foi lançado em agosto de 1972, sete meses depois de sua estreia solo com Got to Be There. O cantor deu preferência às baladas, gênero raro nas músicas dos Jackson 5.

Music and Me (1973)

Music and Me, lançado em abril de 1973, tem dez músicas e foi o terceiro álbum solo de Michael Jackson, lançado oito meses depois de Ben.

Forever, Michael (1975)

Apesar de se tratar do melhor álbum da primeira fase de sua carreira solo, esse quarto disco ainda estava longe da inovação provocada pelo quinto e próximo disco, Off the Wall.

Off the Wall (1979)

Dessa vez, Jackson deu uma pausa de quatro anos para só então lançar o primeiro fenômeno de vendas de sua carreira. Off the Wall é o primeiro álbum gravado pelo cantor em idade adulta. Ele misturou disco e rhythm and blues para surpreender público e crítica.

O resultado foi o topo das paradas e 11 milhões de cópias vendidas.

Thriller (1982)

Thriller é um verdadeiro marco na história da indústria fonográfica

Lançado pela Epic em 1982, vendeu mais de 100 milhões de cópias pelo mundo até hoje.

Das nove faixas, três alcançaram o topo das paradas: "The Girl is Mine", "Billie Jean" e "Beat It".

Jackson também investiu nos videoclipes, realizando verdadeiras superproduções, como o da faixa título, em que ele contracena com atores fantasiados de zumbis.

Bad (1987)

A crítica torceu o nariz ao considerar o disco pouco ousado na comparação com os dois trabalhos anteriores. Apesar disso, ele foi muito bem recebido pelo público, que comprou 26 milhões de cópias. Ele ficou no topo das paradas em 25 países.

Dangerous (1991)

Dangerous é o primeiro álbum lançado por Michael Jackson na década de 90. O cantor surpreende novamente ao vender mais de 30 milhões cópias até hoje.

HIStory: Past, Present and Future Book I (1995)

Álbum duplo lançado por Jackson, com trinta canções. No primeiro disco (HIStory Begins), há uma seleção de sucessos remasterizados.

Já o segundo (HIStory Continues) tem a primeira leva de músicas inéditas desde Dangerous.

Invincible (2001)

Invincible reúne dezesseis canções inéditas. O racha do cantor com a Sony resultou em uma fraca divulgação e oito milhões de discos vendidos, seu pior desempenho desde Off the Wall.

Mídias sociais

Michael Jackson morre 45 minutos antes no Twitter

"Michael Jackson morreu na CNN 45 minutos depois de ter morrido no Twitter". Esse foi o comentário que muitos usuários do microblog faziam na rede social no fim da noite desta quinta-feira (25), após a confirmação da morte do rei do pop Michael Jackson. Leia matéria completa

Vídeos

Michael Jackson mudou o mundo da música com seus vídeo clipes. Confira alguns dos principais sucessos da carreira do rei do pop no canal oficial do artista no YouTube:

Thriller

Assista ao making off de Thriller - Parte 1

Assista ao making off de Thriller - Parte 2

Billy Jean

Bad

Black or White

They Don´t Care About Us

Don´t Stop Til You Get Enough

  • A babá dos filhos de Michael Jackson conta que não era paga desde outubro de 2008
  • Michael Jackson não estaria respirando quando paramédicos chegaram à sua casa nesta quinta-feira (25), em Los Angeles
  • Aos 50 anos, os problemas de saúde de Michael Jackson viraram notícia após remarcar shows em Londres
  • Michael Jackson entrou para a história da música ao lançar o álbum
  • Michael Jackson revolucionou a música com seus vídeo clipes na década de 1980
  • Escândalos e fama: Michael Jackson foi acusado de assédio sexual contra crianças, mas foi julgado e absolvido
  • No dia 13 de julho deste ano, Michael Jackson começaria extensa temporada de shows na Inglaterra
  • O sucesso de Michael Jackson começou aos 5 anos aos lado dos irmãos no grupo The Jackson 5
  • The Jackson 5: Tito, Randy, Jackie, Marlon, Michael e Jermaine durante apresentação em 1974
  • Michael Jackson durante gravação de videoclipe no Pelourinho, em 1996
  • Fãs russos deixam flores em memória de Michael Jackson em frente à embaixada dos Estados Unidos em Moscou

Michael Jackson, astro mirim que virou rei do pop e pôs o mundo para dançar com ritmos exuberantes durante décadas, morreu nesta quinta-feira (25) aos 50 anos, em Los Angeles, Estados Unidos. O corpo do cantor deverá passar por autópsia ainda nesta sexta-feira (26).

Segundo a agência de notícias Associated Press, os resultados dos exames, no entanto, só serão úteis quando os testes toxicológicos estiverem prontos, o que deve levar dias e até semanas. A polícia de Los Angeles irá investigar o caso.

O médico de legista de Los AngelesFred Corral disse à CNN que Jackson foi declarado morto após chegar ao hospital com um ataque cardíaco e que uma autópsia provavelmente seria realizada nesta sexta-feira (26).

O jornal Los Angeles Times informou que "o popstar Michael Jackson foi declarado morto por médicos nesta tarde depois de chegar a um hospital em coma profundo, disseram fontes da cidade e de segurança".

Jackson adoeceu em sua casa e foi encontrado sem respirar por paramédicos que o levaram ao hospital às pressas, informou a publicação.

O relato do jornal veio depois de a notícia da morte de Jackson ter sido divulgada primeiramente pelo site de entretenimento TMX, segundo o qual o cantor sofreu parada cardíaca.

Abuso de remédios

Brian Oxman, amigo pessoal de Michael Jackson e advogado da família do cantor, insinuou que o rei do pop pode ter abusado de remédios prescritos.

Em declarações à "CNN", Oxman explicou que Michael, enquanto se preparava para o show que tinha previsto fazer no próximo dia 13 em Londres, tomava remédios para tratar de lesões em uma vértebra e em uma perna depois de uma queda no palco.

Oxman insinuou ainda que o rei do pop esteve cercado ultimamente de pessoas que tiveram uma influência negativa sobre ele, ao assegurar que a família de Jackson tentou desesperadamente "cuidar" do cantor e que o músico estava perfeitamente bem havia pouco tempo.

Mistério cerca morte

Aumentavam as especulações sobre o que matou o "Rei do Pop" aos 50 anos, semanas antes de uma série de shows nos quais ele retomaria a carreira. No início da sexta-feira, poucos detalhes sobre as circunstâncias que cercavam a morte do cantor eram conhecidos, mas ele estaria inconsciente e sem respirar no momento que chegou ao centro médico da UCLA e os médicos não conseguiram reanimá-lo.

Rei do pop

Jackson ficou conhecido como "rei do pop" por seus álbuns de enorme sucesso que incluíram "Thriller" e "Billie Jean", além de sua presença dramática no palco e passos de dança inovadores, que foram imitados por multidões de fãs em todo o mundo.

Seu estilo excêntrico, que incluía o uso de uma luva só, a amizade com um chimpanzé e a preferência pela companhia de crianças, além de diversas cirurgias pláticas, lhe valeram muitas críticas e outro apelido, "Wacko Jacko" (Jacko Maluco).

Jackson, que vivia como virtual recluso desde que foi absolvido em 2005 num julgamento por abuso sexual infantil, iniciaria uma série de apresentações em Londres em julho.

Shows em julho

O cantor estava ensaiando em Los Angeles nos últimos dois meses. Os ingressos para as 50 apresentações em Londres foram vendidos em apenas algumas horas, em março.

Acredita-se que ele vendeu 750 milhões de discos durante sua vida, o que, somado aos 13 prêmios Grammy que ele recebeu, faz dele um dos artistas mais bem sucedidos de todos os tempos.

A saúde de Jackson foi motivo de preocupação nos últimos anos, mas a empresa que estava promovendo os shows em Londres, AEG Live, disse em março que o cantor tinha passado por um exame físico de 4,5 horas com médicos independentes.

Moradores de Nova Iorque e turistas reunidos na Times Square ficaram chocados com a notícia de sua morte.

"Não sei o que dizer. Isso é realmente, realmente triste", disse Nicole Smith, estudante de 18 anos do Brooklyn, em Nova Iorque, que estava na praça. "Minha mãe era fã dele. Eu ouvia os discos dele."

"Estou em choque. Quando ouvi a notícia, pensei que era mentira. Sou fã dele desde que ele era garotinho, e depois ele ficou estranho", disse a professora Sue Sheider, 51 anos, de Long Island.

O sétimo de nove irmãos

Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael -apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio.

O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".

Jackson fez seu primeiro álbum solo em 1972 e em 1982 lançou "Thriller", que virou um sucesso imenso que rendeu sete singles que figuraram entre os Top 10. O álbum vendeu 21 milhões de cópias nos EUA e pelo menos 27 milhões no resto do mundo.

No ano seguinte ele lançou seu passo de dança "moonwalk" (andar na lua), que virou sua marca registrada, quando cantava "Billie Jean" durante um especial da NBC.

Casamentos polêmicos

Em 1994 Jackson se casou com a única filha de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. Ele se casou com Debbie Rowe no mesmo ano e eles tiveram dois filhos antes de separar-se em 1999. Eles nunca viveram juntos.

Jackson tem três filhos, chamados Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, conhecido por um momento público breve em que seu pai o segurou para fora da grade da sacada de um hotel.

Entre as muitas polêmicas e escândalos protagonizadas por Michael Jackson, a mais significativa aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia "Moonwalk" (1988).

Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.

Visita ao Brasil

Michael Jackson esteve no Brasil em 1993 durante a turnê do álbum "Dangerous". O astro se apresentou para 65 mil pessoas no estádio do Morumbi, em São Paulo, em um show programado para durar 2h20, mas que foi encerrado pouco antes de duas horas de apresentação. Contrariando as expectativas, ele não retornou ao palco para o bis.

Alguns anos mais tarde, o cantor retornou ao país para gravar o clipe de "They don't care about us", música incluída no álbum "History: Past, present and future – Book I". O vídeo foi rodado no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador. O grupo baiano Olodum fez uma participação.

Análise: Queria ser diferente

Michael Jackson, segundo psicólogos americanos, queria parecer diferente para voltar à infância infeliz e resgatar a criança que começou a morrer quando teve de integrar o conjunto musical de seus irmãos, Jackson Five, um grupo que fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970 cantando músicas para adultos – cujas letras ele e os outros garotos dificilmente entenderiam. Essa regressão explicaria em parte sua pedofilia e as inúmeras operações plásticas a que se submeteu para ser eternamente um simulacro de Peter Pan, o garoto que se recusou a crescer e acabou sozinho, vendo todos virarem adultos em sua Terra do Nunca. Foi em sua Neverland privada, um rancho de quase 3 mil acres na Califórnia, sucedâneo da terra de Peter Pan, que Jackson teria abusado de um menino de 13 anos.

O que isso tem a ver com a permanente mutação de Michael Jackson é o que o próprio cantor começou a responder quando passou a clarear a pele, alisar os cabelos, afinar o nariz e assumir seu papel de metamorfose ambulante. Ele não precisava ter abusado de um garoto para assumir ser ele mesmo a vítima preferencial de uma sociedade infantilizada que se recusa a crescer.

Michael Jackson foi o mártir dessa causa regressiva, um ídolo conservado em câmara hiperbárica e embranquecido por força de um milagre, ou melhor, de uma overdose de hidroquinona, principal componente usado em revelações fotográficas e no clareamento de pele. (Leia matéria completa)

Deixe abaixo seu comentário sobre a morte de Michael Jackson

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]