• Carregando...
Tour virtual pela Ópera National de Paris, um dos disponibilizados pelo Google | Reprodução/
Tour virtual pela Ópera National de Paris, um dos disponibilizados pelo Google| Foto: Reprodução/

O Google lança nesta terça-feira (1º) uma plataforma digital de artes cênicas na qual é possível fazer um tour virtual por teatros do mundo.

São 60 teatros e casas de espetáculo do mundo, mas cinco deles têm material mais completo: Theatro Municipal de São Paulo, a Ópera National de Paris, o Carnegie Hall, de Nova York, a Royal Shakespeare Company, em Stratford-upon-Avon (Inglaterra), e o Berliner Philharmoniker, em Berlim.

Assista a um vídeo em 360º da Philadelphia Orchestra no Carnegie Hall, em Nova York

O modelo é semelhante a outros projetos do Google Cultural Institute, que reúne tours virtuais de museus, lançado em 2012, e de arte de rua, que foi ao ar no ano passado.

No Municipal, além de “visitar” as salas e os corredores do teatro (em imagens criadas com uma câmera que tira 15 fotos a cada 2,5 segundos), é possível ver, do ponto de vista do palco, um vídeo em 360º de “Lohengrin”, recente montagem da ópera de Richard Wagner.

Há ainda quatro “exposições” de materiais do acervo: imagens de artistas que passaram pela casa; um tour narrado em português e em inglês; bastidores de quatro espetáculos; e programas e cartazes das três primeiras décadas do teatro.

O projeto ainda prevê a digitalização de outros materiais do acervo do teatro, em especial arquivos de vídeo e áudio (que hoje somam mais de 600) e figurinos de espetáculos. Para fazer os tours, acesse o site do Google Cultural Institute.

*

Assista a um vídeo em 360º da Philadelphia Orchestra no Carnegie Hall, em Nova York:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]