• Carregando...
Uma das imagens do livro “Chove”, de Henrique Martins. | Divulgação
Uma das imagens do livro “Chove”, de Henrique Martins.| Foto: Divulgação

Batizado de “Chove”, o livro do designer e artista visual curitibano Henrique Martins será lançado no dia 8 de outubro, às 19h, no Museu da Gravura, local onde algumas imagens da publicação serão expostas até o dia 1.º de novembro, com entrada franca.

Capa do livro “Chove”.

A ideia de expressar as sensações provocadas pela chuva levou o artista a realizar um minucioso trabalho de investigação, que foi dividido em dois volumes: Narrativa, com conteúdo essencialmente gráfico, em que todo o exercício de transposição da chuva é apresentado; e Processos, onde o autor revela conceitos e métodos do estudo realizado.

Dia chuvoso

Para compor uma narrativa sensível sobre os desdobramentos de um dia chuvoso, Henrique buscou um novo olhar sobre o evento, o que inclui o levantamento de dados técnicos, a análise de como a chuva é apresentada em filmes, pinturas, músicas, além de depoimentos espontâneos de amigos sobre o tema.

Curso

Iniciado durante a conclusão de curso de Pós-Graduação em Design Gráfico, o trabalho foi reelaborado este ano após ser selecionado pelo Edital de Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba.

Dessa maneira, a construção de sinais gráficos, usando um vocabulário de pontos, linhas, tons, cores, texturas, opacidade e transparência puderam ser aprofundados para finalmente criar algo novo: a ‘partitura’ da chuva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]