• Carregando...
Personagens da pela “Intervenção Militar Já” | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Personagens da pela “Intervenção Militar Já”| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Uma movimentação diferente confundiu, assustou e indignou muita gente que passava pela Praça Generoso Marques (em frente ao Paço Municipal), na manhã desta terça-feira (31). Embora houvesse a presença de militares andando “armados” pelo local, o acontecimento não estava ligado a nenhuma tragédia, mas sim à peça “Intervenção Militar Já!”, do Festival de Teatro de Curitiba.

A peça buscou na ambiguidade da palavra intervenção o sentido para a performance dos artistas, gerando um confronto do termo em seu significado artístico e político.

“Esse pedido de volta de intervenção militar é a influência disso tudo”, comentou a diretora do ato, Lúcia Helena Martins, do coletivo Salmonela Urbana Cia Performática. “Quem passar por aqui e parar um pouco e ver vai refletir sobre o que foi a ditadura. Pelo que a gente vê, parece que as pessoas não sabem o que realmente ela foi”, complementa.

A peça

Em a “Intervenção Militar Já!”, seis artistas incorporaram os símbolos do período ditatorial. Dois deles representavam militares, que reprimiam a atividade dos demais personagens, censurados e torturados. A estreia da peça no festival acontece no dia em que o Golpe Militar no Brasil completa 51 anos.

Uma jovem caída sobre o chão e amarrada a uma cadeira foi a cena que mais impactou os transeuntes que passavam pelo local. Subitamente, muitos paravam para contemplar a imagem. Tudo muito rápido para não comprometer o horário.

Quem parecia não entender, balançava a cabeça num sinal de reprovação e seguia viagem, provavelmente, já absorto em outros pensamentos.

Aproveitando o raro sol de uma manhã de outono em Curitiba, cerca de 15 pessoas – a maioria idosos -, sentadas nos bancos ao redor da praça, ignorava o sentido dos acontecimentos.

“É bom isso que eles estão fazendo. A volta da ditadura seria boa porque, pelo menos, evitaria toda essa roubalheira aqui”, disse Antônio Vaz de Souza, de 65 anos, que acompanhava a peça.

Logo depois, um rapaz olha a intervenção e comenta para si próprio: “Não apoio as Forças Armadas nem a pau”. Assim como os demais, não continua a acompanhar e segue seu caminho em direção ao Mercado das Flores.

Uma das mulheres que descansa na praça se assusta ao ver um dos atores vestido de militar puxar o cabelo de um suposto cantor, também ator. “Isso é verdade? Estou assustada. Olha lá o jeito que ele ergue o pescoço do rapaz com a arma”. Depois de ser informada que o que ela estava vendo era apenas uma encenação, Sueli de Lima, descontrai os músculos do ombro e sorri. “Ainda bem. Se fosse verdade que a ditadura tinha voltado, acho que seria um inferno”.

“Intervenção Militar Já!” tem novas apresentações marcadas para esta quarta-feira (1), às 17 horas, na Praça de Bolso do Ciclista e também na quinta-feira (2), às 13 horas, na Praça Santos Andrade.

  • Intervenção do Festival de Teatro de Curitiba propôs reflexão sobre a Ditadura Militar
  • Intervenção do Festival de Teatro de Curitiba propôs reflexão sobre a Ditadura Militar
  • Intervenção do Festival de Teatro de Curitiba propôs reflexão sobre a Ditadura Militar
  • Intervenção do Festival de Teatro de Curitiba propôs reflexão sobre a Ditadura Militar
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]