• Carregando...
O ator iraniano Shahab Hosseini | LOIC VENANCE/AFP
O ator iraniano Shahab Hosseini| Foto: LOIC VENANCE/AFP

O ator iraniano Shahab Hosseini conquistou, neste domingo, o prêmio de melhor ator em Cannes por seu papel em “The Salesman”, de Asghar Farhadi, um drama doméstico e social sobre a classe média de Teerã, também premiado na categoria de melhor roteiro.

A fita conta a história de um casal de atores de teatro que ensaiam a peça “A Morte do Caixeiro Viajante”, de Arthur Miller, e que precisam deixar o apartamento onde vivem na capital iraniana, pois este ameaça desabar.

Eles se mudam para o apartamento conseguido através de um amigo, que omite que a inquilina anterior era uma prostituta.

Um dia, um antigo cliente dela entra e estupra a esposa (Taraneh Alidusti), desencadeando a busca por vingança do marido, interpretado por Hosseini, que quer lavar sua honra.

Através desta história de vingança, o diretor se questiona sobre a violência, que o protagonista considera estar no direito de exercer. A trama é entremeada com os ensaios da peça de Miller.

Sociedade iraniana

“Há tempos queria fazer um filme sobre uma peça de teatro”, explicou Asghar Farhadi, cineasta iraniano de 44 anos, ganhador de um Oscar com “A Separação” (2011).

“Há um paralelismo muito grande entre a atuação na peça de teatro e o que está em jogo para os personagens do filme”, disse o diretor, ao apresentar o longa, em Cannes.

Este drama social e thriller psicológico, que cruza as tramas de diferentes personagens, retoma todos os temas do cinema de Farhadi: o retrato da classe média iraniana, as brigas domésticas e uma observação precisa e realista dos sentimentos e da sociedade iraniana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]