• Carregando...
Análise de discurso de texto sobre “Salto no Vazio”, de 1960, é um dos  escolhidos pela autora. | Reprodução/Yves Klein
Análise de discurso de texto sobre “Salto no Vazio”, de 1960, é um dos escolhidos pela autora.| Foto: Reprodução/Yves Klein

A professora e artista visual Juliana Gisi lança nesta terça-feira (31), às 16 horas, no Departamento de Artes Visuais da UFPR o livro “60/70: As Fotografias, os Artistas e Seus Discursos” – a obra é fruto do 14º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Os livros serão distribuídos gratuitamente para instituições e para o público que for ao lançamento.

Adaptação de sua tese de doutorado, defendida em abril de 2013, o livro faz uma análise de discurso de textos que nomes como Marina Abramovic, Robert Smithson, Edward Ruscha, entre outros, escreveram sobre fotografia nas décadas de 1960 e 1970. “É como se eu reconstruísse essa teoria da fotografia escrita por eles. Percebi que esses artistas começaram a se interessar pela fotografia de modo muito específico naquele contexto artístico”, explica.

O principal ponto de reflexão do livro, de acordo com Juliana, é que as duas décadas escolhidas por ela estão associadas ao que conhecemos hoje como arte conceitual, que reagiu às produções pós-segunda guerra . “Nessa época, ocorreu uma intelectualização dos artistas. A quantidade que começou a escrever e refletir sobre arte e imagem cresceu”, salienta.

Autora

A curitibana Juliana Gisi cursou Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), e é especialista em História da Arte do Século 20 pela mesma instituição. É mestre em Educação pela PUC-PR e doutora em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É docente no setor de educação da UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]