• Carregando...
Edmar Bacha: um dos artífices do Plano Real | Anderson Tozato
Edmar Bacha: um dos artífices do Plano Real| Foto: Anderson Tozato

O economista Edmar Bacha, de 74 anos, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) na tarde da quinta-feira, 3. Ele vai ocupar a cadeira de número 40, deixada vaga pelo jurista Evaristo de Moraes Filho, morto em 22 de julho. Os ocupantes anteriores foram o fundador Eduardo Prado (que escolheu o Visconde do Rio Branco como patrono), Afonso Arinos, Miguel Couto e Alceu Amoroso Lima.

Bacha conquistou 18 dos 33 votos, dos quais 23 presenciais, depositados em uma urna na sede da ABL, no Rio, e outros 10 por carta. Seu principal concorrente, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, recebeu 15 votos. Bacha integrou a equipe que implantou o Plano Real, em 1994, e é autor de vários livros. O mais recente é ‘Berlíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes’ (Civilização Brasileira). Bacha prepara uma nova obra, ‘O Fisco e a Moeda: Ensaios sobre o Tesouro Nacional e o Banco Central’, que deverá ser editada ainda neste ano.

Formação

Bacha formou-se na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e conquistou o Ph. D em Economia na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Com essa bagagem, ministrou aulas de Economia em diversas universidades, brasileiras e estrangeiras, além de ter sido pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele também presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.

Atualmente, Edmar Bacha, que nasceu em Lambari (MG), é diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, no Rio de Janeiro.

Na semana passada, o poeta, compositor e roteirista Geraldo Carneiro foi eleito para a ABL, ocupando agora a cadeira 24.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]