• Carregando...
José Miguel Wisnik na conferência de encerramento da Flip | Walter Craveiro/Divulgação
José Miguel Wisnik na conferência de encerramento da Flip| Foto: Walter Craveiro/Divulgação

Aplaudido de pé durante minutos como se costumava fazer com os tenores nas grandes óperas, o sociólogo José Miguel Wisnik encerrou a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com uma conferência emocionante sobre Mário de Andrade, o homenageado desta edição.

O professor de literatura brasileira da USP, músico e ensaísta falou para uma plateia que lotou a Tenda dos Autores sobre aspectos da personalidade de Mário para explicar a formação do Brasil.

O fato de o autor ser mestiço serviu para expor um grande tabu presente na base da sociedade brasileira, a violência varrida para baixo do tapete na mistura de classes.

“A bossa nova é o ritmo da goteira”, diz historiador

Embate entre titãs da música brasileira anima a manhã de domingo em Paraty

Leia a matéria completa

Com base na extensa correspondência entre Mário de Andrade e o poeta Manuel Bandeira, Wisnik identificou em Mário uma contradição permanente: um sujeito nascido na pequena burguesia, aristocratizada pela cultura e pela educação, mas com identificação plena com o operário.

Da experiência modernista, Wisnik extraiu que Mário de Andrade tentou organizar um acordo de classes que faria o Brasil crescer como nação justamente por aspectos que podem ser encarados como mazelas.

“Seria aquilo que nenhum partido político tem assumido com vontade política, que seria tratar a educação e cultura como [se fosse] para todos. Esse é o projeto subjacente que faria o Brasil renascer de si mesmo”, afirmou Wisnik.

“Essa é a crença de alguém que acreditava que somos um povo criador, um povo que gosta de jogar, brincar, mas que seria capaz de proezas civilizacionais incríveis.”

Para que serve uma festa literária?

Em um ano de crise econômica, a incerteza de uma Flip sem grandes estrelas da literatura internacional foi quebrada por alguns acertos notáveis

Leia a matéria completa

No fim, ele lembrou que a atuação pública de Mário para o país era baseada em “arte e educação para todos” e criticou duramente a falta de um projeto parecido no Brasil atual. “Hoje preferimos jogar a juventude pobre e mestiça no esgoto das prisões”. Aplaudido de pé.

Depois, Wisnik esperou a plateia se sentar para cantar, comovido, o poema “Garoa do Meu São Paulo”, do próprio Mário de Andrade, homenageado da Flip 2015. A primeira estrofe: “Garoa do meu São Paulo/ Timbre triste de martírios/ Um negro vem vindo, é branco/ Só bem perto fica negro/ Passa e torna a ficar branco”. Terminou com voz embargada o último verso: “Garoa sai dos meus olhos”. Bravo. Bravíssimo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]