• Carregando...
“Gosto das mentiras improváveis”, diz Verissimo. | Divulgação
“Gosto das mentiras improváveis”, diz Verissimo.| Foto: Divulgação

A mulher que tem 34 anos mas diz ter 52 (“completos”) para ser elogiada por parecer quase 20 anos mais jovem.

A que atravessa a cidade disfarçada para trair o marido, usando cachecol em pleno verão, mas acaba refém de um bandido numa fuga transmitida em rede nacional.

“Sinceridade é uma virtude supervalorizada”, diz autor

“A mentira tem uma função social importante”, diz Luis Fernando Verissimo, autor de “As Mentiras Que as Mulheres Contam”

Leia a matéria completa

A que tenta convencer a neta de que teve um longo currículo de conquistas amorosas, do ator mexicano Gilbert Roland ao rei Juan Carlos da Espanha.

Essas são algumas das protagonistas da nova coletânea de Luis Fernando Verissimo, “As Mentiras Que as Mulheres Contam”, que chega às livrarias nesta quinta-feira (8), pela editora Objetiva, com o humor que é marca registrada do escritor e colunista da Gazeta do Povo.

O livro é a continuação de um dos maiores best-sellers do autor, “As Mentiras Que os Homens Contam”, lançado pela mesma editora em 2000. Depois de retratar as falsidades do universo masculino naquela obra, Verissimo reuniu textos antigos e recentes no novo volume para atender demanda de seus leitores.

“Quando saiu “As Mentiras Que os Homens Contam”, me perguntavam muito quando viria um livro sobre as mentiras das mulheres, e eu respondia que nunca, porque seria um livro grande demais. Mas, no fim, ele saiu do mesmo tamanho do outro. Acho que empatamos”, diz o escritor, de 79 anos, que enxerga uma diferença entre o modo de mentir masculino e o feminino. “Gosto das mentiras improváveis, sustentadas heroicamente contra todas as evidências em contrário. O homem faz mais isso do que a mulher.”

“As Mentiras Que as Mulheres Contam”

Luis Fernando Verissimo.
Objetiva, 184 pp., R$ 34,90.

As histórias do novo livro trazem algumas “mentiras improváveis”. Algumas terminam em tragédia, como em “Isabel”, raro texto sombrio na obra solar de Verissimo, com uma protagonista que finge ser outra pessoa para conquistar um homem cego. Outras flertam com o absurdo, como na história da mulher-fantasma que assombra os bailes semanais do Clube dos Subgerentes, na Barra da Tijuca, em busca de um par de dança.

A maior parte do livro, porém, é composta pelas observações concisas e irônicas sobre o cotidiano que os leitores de Verissimo aprenderam a admirar desde 1969, quando ele começou a publicar crônicas no jornal gaúcho “Zero Hora”. São aquelas mentiras prosaicas, que passam quase despercebidas, como o uso da expressão “um minutinho” para enrolar alguém indefinidamente ou o sorriso amarelo para o presente de mau gosto.

Perfil

Quem é Luis Fernando Verissimo?

Longas

Filho do autor de alguns dos mais populares romances brasileiros do século 20, Erico Verissimo, o cronista Luis Fernando também já se aventurou pela narrativa longa, em livros como “Os Espiões” (2009) e “O Clube dos Anjos” (1998), ambos pela Objetiva.

Invenção

“A ficção é sempre uma invenção, o que não significa que seja sempre uma invenção mentirosa. Há autores que inventam grandes verdades”, diz o escritor.

Apócrifos

Nos últimos anos, Verissimo se acostumou a ver outro tipo de invenção: os textos apócrifos que circulam pela internet com sua assinatura. Mas não demonstra incômodo com as imitações – e até brinca com a possibilidade de cometer uma também.

Por cima

“Não há como evitar os textos apócrifos. Se eu fosse escrever um, começaria por cima: Jorge Luis Borges”, diz Verissimo, que já homenageou o escritor argentino colocando-o como personagem de seu romance “Borges e os Orangotangos Eternos”, lançado pela Companhia das Letras em 2000.

Aniversário

A caminho de completar 80 anos, em setembro de 2016, Verissimo faz graça com a passagem dos anos em vários textos de “As Mentiras Que as Mulheres Contam”. Um deles inclui um poeminha satírico sobre as mentiras do tempo: “Depois de certa idade/ é temerário/ fazer aniversário/ Que agonia!/ Todo ‘parabéns’ soa,/ mesmo dito numa boa,/ como ironia”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]