• Carregando...
 | Charles Platiau/Reuters
| Foto: Charles Platiau/Reuters

Em “Paris é uma festa”, o escritor americano Ernest Hemingway narra os anos em que viveu na capital francesa na década de 1920 como parte do círculo dos escritores expatriados que se esbarravam por lá.

Após atentados em Paris, clássico de Hemingway renasce como best -seller

“Paris é uma festa”, de 1964, reúne as memórias da juventude do escritor americano; agora, livro vira um símbolo francês de resistência à barbárie

Leia a matéria completa

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Paris se tornou o destino de intelectuais, artistas e boêmios do mundo todo, atraídos pelo clima de liberdade e pelo franco francês desvalorizado que davam mesmo a um aspirante a escritor a chance de desfrutar dos muitos encantos da cidade.

Além de apresentar sua visão peculiar dessa Paris, o livro conta como o jovem escritor se formou.Foi em Paris, aos 22 anos, quando ele lê pela primeira vez clássicos de Tolstói, Dostoievski e Stendhal.

Lá ele conviveu, bebeu junto e brigou com figurões como Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, Cole Porter, Ford Madox Ford, John Dos Passos, James Joyce e Gertrude Stein.

O livro começou a ser escrito no outono de 1957, em Cuba, depois de Hemingway ter reencontrado um manuscrito com anotações que fizera durante os anos em que viveu em Paris. E foi finalizado na primavera de 1960.

No ano seguinte, o autor levou à boca o cano duplo de sua carabina de caça predileta e se matou. O livro só foi editado pela quarta esposa de Ernest, Mary Hemingway, e publicado em 1964.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]