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Cássio Bartolomei, fundador do Book4you: ideia começou a partir de experiência com Beco dos Livros, página do Facebook. | /Divulgação
Cássio Bartolomei, fundador do Book4you: ideia começou a partir de experiência com Beco dos Livros, página do Facebook.| Foto: /Divulgação

No Tinder, você escolhe o ícone do coração quando o perfil de um potencial parceiro lhe parece agradável. Como o espaço para a descrição não costuma ser preenchido por todo mundo, a aparência é o principal atributo avaliado. Já no Book4you, plataforma que transporta o formato do aplicativo de encontros para conhecer novos livros, nenhum título é avaliado pela capa. Mesmo.

Pelo mecanismo do Book4You, lançado em novembro do ano passado e em ainda em fase beta, o usuário navega por algumas listas, como por exemplo “para ler na chuva”, “já li esse filme” e “pra nerd conhecer”, em uma experiência semelhante às playlists oferecidas pelo Spotify. A partir daí, tem acesso a uma sinopse. Se gostar da breve descrição, clica em coração. Se a premissa não agradar, segue o mesmo protocolo do Tinder: clica no X e parte para outra sugestão.

Exemplo de página do Book4you. Aqui, sinopse conquista leitor e não a capa. Reprodução

A diferença é que o usuário tem “match” com todos as descrições com as quais se identificar – no aplicativo de relacionamentos, os dois usuários precisam clicar em “coração” para que possam bater papo. No Book4you, a partir daí, são revelados capa e links para compra nas lojas Amazon, Livraria Cultura, Saraiva e Submarino. O candidato a leitor também pode catalogar os livros apresentados de três maneiras: “já li”, “lista de compras” e “tenho na estante”, mas, por ora, ainda não pode editar essas “prateleiras”.

Até o fechamento desta matéria, 65.200 usuários estavam cadastrados, com crescimento diário de 800 a 1.000 usuários. O número de vendas, porém, ainda é baixo. “Nesta versão beta identificamos vários motivos que levam a essa baixa conversão. Na próxima versão, com todas as melhorias implementadas, aumentaremos gradativamente”, acredita Cássio Bartolomei, fundador do Book4You. “Vale ressaltar que o objetivo principal não é em vendas e sim em experiência do usuário, engajamento e uso da plataforma”, completa.

Nova fase

Por enquanto, a plataforma só funciona na versão desktop, mas deve também ter um aplicativo para celulares em breve. O lançamento deve sair em 30 dias. No mesmo prazo, site também deve ganhar design, funções e layout novos. Entre as novidades está a exibição dos preços nas lojas, a opção de seguir as listas de assuntos para saber sobre as atualizações e a edição dos títulos já lidos. Outra ferramenta que vai passar a funcionar é o filtro por gênero, que vai possibilitar que o usuário personalize suas listas.

O conteúdo é gerenciado pela jornalista Maria Fernandes Rodrigues, que é sócia de Bartolomei ao lado de Thiago Porto, da PerSe, plataforma de publicação de livros. “A curadoria é voltada para momentos e sentimentos, não somente no gênero literário. Não existem prioridades, se existe um livro que faz sentido para a plataforma ele entra, independentemente de editora e autor”, conta Bartolomei.

Nenhum gênero é vetado, embora ainda não estejam todos disponíveis nesta versão. “A intenção é fazer com que o Book4you tenha um acervo bem pulverizado com todos os tipos de livros disponíveis”, diz o empresário.

Beco dos Livros

A gênese do aplicativo foi o Beco dos Livros, que tinha uma fanpage com 80 mil membros e 400 mil curtidas no Facebook. Bartolomei arrematou a página em 2013 de outro usuário, após deixar o trabalho em um banco. “Busquei empregos mas foi difícil encontrar. Decidi fazer alguma coisa por conta própria e escolhi livros pois acredito ser um mercado potencial principalmente porque no Brasil a literatura não é difundida”, afirma. Seguiu o trabalho do antigo dono, publicando trechos de livros, e acabou ganhando nome - e faturamento - junto ao mercado livreiro.

Com o público direcionado conquistado, ele e os sócios chegaram à ideia. Foi feita uma pesquisa com cerca de 4.000 pessoas e, com a ajuda da aceleradora de startups MidStage Ventures, estava criada a nova empresa. A transição do Beco dos Livros foi gradual, mas, bem aceita, afirma Bartolomei. “Nós planejamos e fomos com cautela em todas as redes sociais para não desagradar aos usuários e mantivemos muitos conteúdos parecidos”, conta.

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