• Carregando...

A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quinta-feira (28) os primeiros dados de projetos inscritos no Mecenato Subsidiado de 2015, que teve suas inscrições encerradas no dia 18 de maio. De acordo com o órgão, foram 880 projetos inscritos – sendo pouco mais de 85% (749) das propostas colocadas na categoria não iniciantes.

Cartas de captação deverão ser entregues até dezembro

Mecenato Subsidiado é o mecanismo previsto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que possibilita a realização de projetos culturais e artísticos através de renúncia fiscal por parte de empresas interessadas em financiar as ações.

Neste modelo, que funciona de modo semelhante à Lei Rouanet - o proponente é responsável pela captação dos recursos junto às empresas interessadas em fazer este apoio.

A previsão é de que os projetos selecionados este ano receberão suas cartas de anuência para captação até dezembro de 2015.

Tal qual nas edições anteriores, os pontos estabelecidos para a seleção do novo edital não devem evitar situações como as que ocorreram em 2014 e em 2015, quando o dinheiro liberado para a captação se esgotou já nos primeiros meses do ano.

Das sete categorias culturais estabelecidas, a área que mais recebeu propostas foi a de artes cênicas, com 268 projetos, seguida de música (212) e audiovisual (162). A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) publicou no site a relação dos inscritos com o valor solicitado por cada proponente.

Esta relação inicial não quer dizer que todos estes projetos serão autorizados a captar os recursos liberados via lei de incentivo fiscal. Os projetos ainda vão passar por uma etapa de validação e somente após validados é que seguirão para as fases de avaliação de mérito e de análise documental, nas quais poderão ser classificados ou não.

O edital que possibilitou as inscrições dos projetos neste ano foi o primeiro depois de uma interrupção de quatro anos no programa.

Por categoria

Na categoria dos não iniciantes foram 244 projetos de artes cênicas, 63 de artes visuais, 127 de audiovisual, 21 de folclore, artesanato, cultural popular e demais manifestações culturais tradicionais, 54 de literatura, 189 de música e 51 de patrimônio histórico, artístico e cultural.

Na categoria dos iniciantes, a inscrição teve 24 projetos de artes cênicas, 23 de artes visuais, 35 de audiovisual, 2 de folclore, artesanato, cultural popular e demais manifestações culturais tradicionais, 15 de literatura, 23 de música e 9 de patrimônio histórico, artístico e cultural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]