• Carregando...
Leonard Nimoy como Spock: ao longo de sua vida, ator teve uma relação de amor e ódio com o personagem. | Divulgação
Leonard Nimoy como Spock: ao longo de sua vida, ator teve uma relação de amor e ódio com o personagem.| Foto: Divulgação

O ator Leonard Nimoy, que deu vida ao icônico Spock na saga Jornada nas Estrelas, morreu ontem aos 83 anos em sua casa de Bel Air, em Los Angeles, vítima de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC), segundo informou a família.

Oficial vulcaniano é uma das inspirações para Sheldon Cooper

Nascido em 26 de março de 1931 em Boston, era filho de imigrantes ucranianos judeus ortodoxos e se transformou em um ícone da cultura pop idolatrado entre os fãs da ficção científica por encarnar na pequena e na grande tela um extraterrestre do planeta Vulcano de grande inteligência, mas com grande dificuldades para socializar.

As características do personagem podem soar familiares para quem assiste à série de humor The Big Bang Theory, em que um dos personagens principais, o físico Sheldon Cooper, é uma figura que parece ter vindo de outro planeta (Volcano, provavelmente). Além de ser um nerd – do tipo fã alucinado de Leonard “Spock” Nimoy –, ele também não parece muito suscetível a emoções. O temperamento extremamente racional e frio de Sheldon é o que rende as piadas mais engraçadas da série.

Nimoy tornou público em 2014 que sofria dessa doença depois que foram divulgadas fotografias nas quais aparecia em uma cadeira de rodas conectado a um respirador artificial.

Não sou

Nimoy publicou dois livros, o primeiro se chamou “Eu Não Sou Spock” (1975) , o que acabou magoando fãs do personagem nascido em Volcano.

Na ocasião, o ator explicou em sua conta no Twitter que se encontrava “bem”, mas não podia “caminhar distâncias muito longas”, antes de pedir aos fumantes que aprendessem “a lição”.

Sou

Vinte anos depois, ele fez as pazes com passado trekker e escreveu “Eu Sou Spock” (1995), considerada sua autobiografia definitiva.

Nimoy atribuiu seus problemas de saúde a seus anos de dependência ao tabaco, um hábito que tinha deixado há mais de três décadas.

A notícia de sua morte foi revelada ao jornal Los Angeles Times pelo filho do ator, Adam Nimoy.

Personagem

Nimoy viveu Spock na série Jornada nas Estrelas entre 1966 e 1969 e retomou o personagem em múltiplas ocasiões no cinema, com as adaptações do programa à grande tela entre 1979 e 1991, anos nos quais foram lançados seis longas-metragens.

O ator voltou a reaparecer como Spock nas reedições da saga dirigidas por J.J. Abrams, Star Trek (2009) e Além da Escuridão – Star Trek (2013).

O papel do cientista vulcaniano (ou oficial de ciências) marcou Nimoy profissionalmente, apesar de seus esforços para não ser rotulado, o que lhe levou a buscar outras vias criativas no teatro, na literatura e na fotografia.

Em 1975, publicou sua primeira autobiografia, significativamente intitulada I Am Not Spock (“Eu não sou Spock”).

No entanto, 20 anos mais tarde, já reconciliado com o personagem e após reconhecer o que tinha lhe proporcionado, publicou em 1995 a segunda e por enquanto definitiva autobiografia: “Eu Sou Spock”.

  • Leonard Nimoy, que atuou em Jornada nas Estrelas, em maio de 2014
  • Leonard Limoy morreu nesta sexta-feira (27), em Los Angeles
  • Nimoy ao lado de William Shatner, que também atuou em Jornada nas Estrelas
  • Imagem de Spock pintada na porta de um estabelecimento ao lado da calçada da fama, em Hollywood
  • Leonard Limoy com sua esposa Susan Bay
  • Nimoy como Spock, em Jornada nas Estrelas
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]