• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

O músico, pesquisador, folclorista e compositor Inami Custódio Pinto faleceu na manhã desta terça-feira (27) em Curitiba. A causa da morte ainda não foi informada. O sepultamento foi no Cemitério Municipal.

Nascido em 1930, Inami dedicou a vida ao registro de tradições culturais, ritmos, danças, músicas e marcas da identidade da cultura paranaense.

Inami se formou na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e logo se tornou a maior referência no estado ao pesquisar e publicar trabalhos sobre os indígenas e a coletividades que conservam a memória de mitos, lendas, superstições, crenças, tabus e onde ocorrem manifestações de danças, autos, poesias, além do cultivo de artesanato.

Nas pesquisas voltadas ao folclore paranaense, ele desenvolveu trabalhos sobre figuras relevantes para a história do estado, como a gralha azul, fandango e música folclórica. Fez suas primeiras pesquisas no litoral paranaense por meio de contato com pescadores e nativos das ilhas da região e realizou os primeiros registros em áudio e vídeo do fandango paranaense.

No meio acadêmico, ministrou aulas da disciplina de "Folclore", na Faculdade de Educação Musical do Paraná e na Faculdade de Artes do Paraná. Inami foi também presidente da 1ª Jornada de Debates sobre o Folclore Nacional

Gralha Azul

Como compositor, Inami criou de mais de 200 músicas em diversos ritmos, incluindo a famosa canção "Gralha Azul". Muitas de suas músicas foram gravadas por artistas, como Ary Fontoura, Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]