• Carregando...
O Farol das Conchas na Ilha do Mel , fota da exposição luminescências. | Daniel Castellano/
O Farol das Conchas na Ilha do Mel , fota da exposição luminescências.| Foto: Daniel Castellano/

Durante o festival “Tocadores - Encontro de Tradições”, o premiado fotógrafo da Gazeta do Povo Daniel Castellano vai apresentar a sua exposição luminescências.

Com curadoria da artista plástica dinamarquesa Birgitte Tümmler, as imagens de Castellano registram locais icônicos do litoral paranaense como o Farol das Conchas, na Ilha do Mel, e a Barra do Ararapira, na divisa com São Paulo, com uma técnica de longa exposição à luz, o que permite a captação de imagens que o olho humano tem dificuldades de perceber.

Exposição Luminescências, de Daniel Castellano

De 20 a 22 de abril, no Hotel Camboa Antonina (rua Valle Porto, 208 - Centro Histórico - Antonina)

Entrada Gratuita

O fotógrafo conta que selecionou retratos que exprimem a face noturna da região, com a qual tem uma ligação muito forte. “O litoral paranaense faz parte da minha infância; meu pai me levava frequentemente para descer a Serra da Graciosa, Morretes e Antonina, além das praias. Mais tarde, já como fotógrafo da Gazeta do Povo, pude descobrir alguns lugares, personagens e tradições como o Fandango, a Romaria do Divino e os pescadores. Comecei a explorar localidades como a Barra da Ararapira, ponto mais ao norte do litoral paranaense, fotografando a Romaria do Divino. Quando os romeiros descansavam, eu aproveitava para produzir novas imagens para a série”, conta Castellano, que parte para a sexta mostra individual de sua carreira.

“O litoral paranaense atrai pela cultura e riqueza de sua história, como o antigo armazém Macedo, em Antonina, um lugar por onde já passou grande parte da erva-mate do Paraná e agora se encontra abandonado. Voltei durante a noite para fotografar para a série e algumas fotos surgem inclusive como denúncia deste abandono, lições que trago do fotojornalismo” diz.

As fotografias ficarão exposta na sala Valle Porto, na entrada do Hotel Camboa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]