• Carregando...
Retrato de menina iraniana feito por Ana Carolina Fernandes estará na mostra. | Ana Carolina Fernandes/Folha Imagens
Retrato de menina iraniana feito por Ana Carolina Fernandes estará na mostra.| Foto: Ana Carolina Fernandes/Folha Imagens

Se você sabe pouco sobre o fotojornalismo brasileiro e quer ter uma ideia do que foi produzido por mestres da área entre as décadas de 1960 e 1990, não pode perder o conjunto de imagens que ocupa, a partir de sábado (28), o Museu de Fotografia de Curitiba na Coletiva Série F. A exposição, que inaugura às 17 horas, tem curadoria da DOC Galeria, de São Paulo, e é promovida pela Omicron Escola de Fotografia em parceria com a Fundação Cultural.

O conjunto é heterogêneo: há fotos de moda, cidade, arquitetura e política. O que une esses fotógrafos é o equipamento: todos eles tinham como característica usar câmeras mono-reflex da série F da marca Nikon, referência até hoje para fotojornalistas e documentaristas quando se trata de imagem analógica. “É uma curadoria diferente da usual, e gerou um conjunto interessante. São profissionais que produziram grandes imagens para a história da fotografia brasileira”, salienta o fotógrafo e diretor da Omicron, Osvaldo Santos Lima.

Entre os trabalhos, está um registro famoso de Evandro Teixeira da Passeata dos Cem Mil, em 1968. “É um dos ícones do fotojornalismo brasileiro”, destaca Lima. Outra obra interessante é o da fotógrafa Ana Carolina Fernandes, o retrato de uma menina iraniana feito em 2002, que segue uma linha diferente pela qual ficou conhecida: os retratos do Rio de Janeiro.

Coletiva Série F fica em cartaz até 31 de maio, com entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]