• Carregando...
Com a popularidade e o dinheiro para investir, os grandes eventos sertanejos como o Country Festival ganharam ares de shows superproduzidos de rock | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Com a popularidade e o dinheiro para investir, os grandes eventos sertanejos como o Country Festival ganharam ares de shows superproduzidos de rock| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Nos anos 90, a explosão de bandas de rock em Curitiba fez com que o jornalista e produtor Carlos Miranda chamasse a cidade de “Seattle brasileira”, na revista Bizz. Comparação feita, também, pelo jornalista Jotabê Medeiros, no jornal o Estado de S. Paulo, em referência ao movimento grunge que acontecia na cidade estadunidense.

Quinze anos de mudanças sociais e tecnológicas depois, um estilo moderno de sertanejo começava despontar e ganhar adeptos pelo país, muito influenciado pelo pagode do começo dos anos 2000.

Em Curitiba, casas dedicadas ao gênero musical começaram a pipocar, embaladas pela abertura do Woods Bar, em 2005. “Existiam apenas bailões de pouca estrutura ou os grandes shows. Foi a primeira casa de sertanejo universitário com estrutura e conceito de balada”, conta Charles Bonissoni, sócio do Grupo WDS, que possui os quinze Woods Bar espalhados pelo Brasil.

Além da Rodeo Country Bar, aberta em 1999 (remodelada do country à nova onda), o Victória Villa e o Curitiba Country Festival, ambos de 2007, também ajudaram a casa pioneira a criar um público fiel e um mercado consumidor ativo na cidade.

Depois delas, muitas outras baladas surgiram, mas a maioria, ao contrário das primeiras, não resistiu ao tempo. Santa Marta, de 2008, que se adaptou às mudanças, além das recentes Shed Western Bar e Selfie Brasil, estão abertas e atuando com sertanejo. Todos os artistas de renome no estilo já passaram pelas casa da cidade.

Segundo o professor José Roberto Braga Portella, do departamento de História da UFPR, a mudança do rock para o sertanejo está ligada às mudanças na forma de consumo de música – antes LPs e CD, hoje a individualidade do download/streaming – e no comportamento da população curitibana que, depois de décadas, voltou a ser de maioria de nascidos na capital.

Mapa da música

O reflexo dessa expansão é a lista das 100 músicas mais ouvidas em Curitiba através do serviço de streaming Spotify, produzida pela própria empresa e divulgada através do Mapa Mundial da Música 2.0. Das dez músicas mais ouvidas pelos curitibanos que utilizam o sistema, sete são sertanejas. Do total de 100, mais de 65 também pertencem ao gênero.

Quem é a dupla sertaneja mais ouvida em Curitiba?

De Umuarama para o Brasil, Pedro Paulo e Alex seguem crescendo

Leia a matéria completa

“Mal Acostumada”, versão da música do Araketu do “Cabaré” de Leonardo e Eduardo Costa com a participação de Ivete Sangalo, é a primeira. Em seguida vêm os paranaenses Pedro Paulo & Alex, com “As Novinha Tão Sensacional”, que emplacaram, também “Vem Vem”, na quarta colocação, e “Esqueceu do Ex”, na sétima.

A duplas Henrique & Diego (em terceiro lugar, com “Malbec”), George Henrique & Rodrigo (em quinto, com “Vem Cá Moça”) e Day e Lara (décimo lugar, com “X na Comanda”) completam o time de sertanejos famosos na cidade. Dazaranha, Maria Gadu e Menor fecham o top 10 curitibano.

Além disso, das grandes rádios da capital, quatro (três delas líderes de audiência na cidade) têm o sertanejo como estilo fundamental – chegando a emplacar de 8 a 10 sertanejos nos top 10 das programações. Além disso, em 2012 o grupo WDS criou a web rádio Woods - 13 milhões de ouvintes no mês – que, este ano, ganhou espaço no dial FM, na frequência 107,1.

Inspiração no rock

Para Charles Bonissoni, a abertura de casas na cidade foi fundamental. “Não adiantava existir o sertanejo universitário se não existissem lugares para as pessoas curtirem. A Woods ajudou o gênero e cresceu junto com ele”, comenta. Pensar a casa como negócio e não como balada ajudou, segundo ele, na expansão do gênero e na profissionalização do mercado.

“A cidade virou referência em produção de shows nos anos 90. Quando o sertanejo estourou e pode investir nas produções, passou a se inspirar nos grandes shows de rock como modelo de qualidade a ser seguido”

Marlene Querubim produtora

Nessa linha, Marlene Querubim, produtora paranaense atuante em São Paulo, aponta que os shows de sertanejo, do Brasil todo, foram inspirados nos grandes shows de rock em Curitiba. “A cidade virou referência em produção de shows nos anos 90. Quando o sertanejo estourou e pode investir nas produções, passou a se inspirar nos grandes shows de rock como modelo de qualidade a ser seguido”, explica.

Outro fator que explica o crescimento de fãs, segundo Alexandre Leprevost - sócio da produtora CWB Brasil, que atua com 70% de shows e artistas do circuito sertanejo - é o aspecto musical agregador do estilo. “O sertanejo universitário engoliu os demais ritmos, justamente, por ter acrescentado em sua origem elementos do eletrônico, do rock, do reggae, do pop, atraindo novos públicos que não curtiam muito o sertanejo tradicional”, opina.

Por outro lado, o professor José Roberto Braga Portella acredita que o boom sertanejo está ligado ao modo como opera a indústria cultural, que está sempre na busca por novos produtos e modas.

Para o pesquisador, a onda tem data para acabar. “Essa busca da indústria cultural para substituir o que se torna “ultrapassado”, fará também o sertanejo decair como produto. Resta saber que o substituirá como elemento chave do mercado”, analisa Portella, que não considera o sertanejo universitário como estilo musical dominante na cidade, e, sim, o gênero que está em uma situação de mercado consumidor de música com presença mais visível de público e com boa rentabilidade para os empresários.

Futuro

Apesar de incerto, os envolvidos no circuito sertanejo acreditam no poder de transformação e adaptação do estilo para continuar firme na estrada, como mostra a última novidade do gênero: a explosão de cantoras e duplas femininas.

Segundo a curitibana Michelle Reich, cantora há dez anos e produtora há dois, esse movimento faz parte da conquista das mulheres em abrir espaço em diferentes campos de atuação. “E só tem sido melhor para nós, como artistas. Acredito que seja positivo, também, porque a mulher tem um brilho especial quando sobe ao palco”, reforça. Além dela, duplas como as curitibanas Marjourie e Mell, também estão em busca de um lugar ao sol.

O sertanejo é rock, pop, axé. Vem ganhando fãs por não criar nenhum tipo de preconceito e abraçar outros ritmos

Charles Bonissoni sócio do Grupo WDS

Sobre inovações, o radialista Rudy Assis acredita que são fundamentais para que o estilo musical continue movimentando a vida das pessoas, como tem feito em diferentes idades e classes sociais. “Hoje são as mulheres, amanhã podem ser crianças. Tem chão pela frente e muito a somar, mas é preciso de novidades”.

Já o sócio do Grupo WDS, Charles Bonissoni, acredita que há muitos públicos novos para serem conquistados. “62% dos brasileiros têm o sertanejo como estilo preferido, porque ele deixou de ser sertanejo apenas. É rock, pop, axé. Vem ganhando fãs por não criar nenhum tipo de preconceito e abraçar outros ritmos. Isso sempre terá espaço pra crescer”, afirma.

Alexandre Leprevost, da CWB, acredita que o sertanejo na cidade vai respirar por muito tempo, e aconselha: “quem não gosta ou tem preconceito musical abra a cabeça, enxergue com outros olhos, porque o sertanejo está consolidado e dificilmente irá acabar”. Para Giocondo Neto, sócio do Grupo Taj (Shed, Santa Marta e Taj), é o lançamento de novos cantores, duplas e sucessos que dará continuidade à expansão do gênero.

Já o proprietário da Rodeo Country Bar, Gilmar Silva, que também acredita na continuidade do sucesso, prefere ser cauteloso, apesar da confiança. “Só Deus sabe o que irá acontecer, mas dizem por aí que ele gosta muito de sertanejo”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]