• Carregando...
Escola de samba Leões da Mocidade encerra as festividades na Boca Maldita | Divulgação/
Escola de samba Leões da Mocidade encerra as festividades na Boca Maldita| Foto: Divulgação/

Sambistas de todas as estirpes vão se reunir para uma maratona do ritmo na Boca Maldita, no centro da cidade, nesta quarta-feira (2) para comemorar o Dia Nacional do Samba. Na programação que vai das 16h às 21h, estão previstas apresentações de mais de 60 músicos interpretando samba de partido alto, samba rock, pagode, samba canção, samba enredo entre outros estilos. Para fechar a festa o evento terá a apresentação da escola Leões da Mocidade.

A celebração é promovida pela Associação Cultural dos Sambistas e Ritmistas do Estado do Paraná e Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural dentro da programação do Mês da Consciência Negra e Diversidade.

Data

A data do Dia Nacional do Samba tem uma origem improvável. A efeméride surgiu por iniciativa do vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear a primeira visita do compositor Ary Barroso a Salvador, em 2 de dezembro de 1940.

Ary Barrosos já fazia sucesso com seus sambas sobre a Bahia como “Na Baixa do Sapateiro” (incluída no filme “Você Já Foi a Bahia?”, de Walt Disney, em 1944), mas nunca tinha visitado a Bahia até então. Desde 1940, o Dia do Samba é comemorado, principalmente, em Salvador e no Rio de Janeiro, onde tradicionalmente organizam-se festas e shows em homenagem ao ritmo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]