• Carregando...
Músico britânico se apresenta em Curitiba no dia 14 de dezembro. Show na Pedreira Paulo Leminski terá músicas de Rattle That Lock, | Divulgação
Músico britânico se apresenta em Curitiba no dia 14 de dezembro. Show na Pedreira Paulo Leminski terá músicas de Rattle That Lock,| Foto: Divulgação

Ao final do documentário “Roger Waters The Wall”, há uma cena em que ele e Nick Mason, baterista do Pink Floyd, respondem perguntas enviadas por fãs.

Uma delas é sobre a relação do protagonista do filme com David Gilmour, ex-guitarrista da banda que anunciou seu fim em 2014 com o disco “The Endless River”, um pastiche bem acabado de sobras de estúdio. “Não diria que ele é meu inimigo”, explica Waters.

O show que David Gilmour fará na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, no dia 14 de dezembro, será para divulgar o álbum “Rattle That Lock”, quarto da carreira, lançado oficialmente na semana passada.

Músico britânico se apresenta em Curitiba no dia 14 de dezembro. Show na Pedreira Paulo Leminski terá músicas de Rattle That Lock, Divulgação

O disco é um compêndio musical poderoso. A maioria das letras foi escrita pela romancista Polly Samson, esposa de Gilmour.

Teoricamente, fala sobre um dia na vida de um homem de meia idade – a primeira faixa é “5 A.M.”, citação à “4:30 AM”, música de abertura do primeiro disco solo de Roger Waters, de 1984. Na prática, tem quase de tudo.

“Faces of Stone” é uma balada melancólica que se vangloria de exibir a guitarra de Gilmour naquele limite extraordinário que existe antes do progressivo dispensável.

“A Boat Lies Waiting” é uma peça solene que homenageia Richard Wright (1943-2008), ex-pianista do Pink Floyd. Em “Beauty”, faixa instrumental de quase cinco minutos, um teclado etéreo e uma linha comportada ao piano antecipam uma demonstração do (ainda em dia) poderio musical de Gilmour.

Rattle That Lock

David Gilmour. Columbia Records. Disponível em CD e nas plataformas Deezer, Spotify e Rdio.

Rock/jazz/ambient music.

Boa companhia

O dia passa e chegamos a “The Girl in the Yellow Dress”, um jazz despretensioso com Jools Holland ao piano, Chris Laurance no baixo duplo e Colin Stetson no saxofone.

No disco, Gilmour também troca figurinhas com Phil Manzanera (Roxy Music), Steve DiStanislao (Ace) e Danny Cummings (Penguin Café Orchestra).

“Rattle That Lock” é um ótimo disco. Talvez o mais perto do que poderia ser um bom lançamento do Pink Floyd em 2015: eclético, ponderado e assertivo.

*
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]