• Carregando...
Orquestra Filarmônica da UFPR será uma das atrações do festival | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Orquestra Filarmônica da UFPR será uma das atrações do festival| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

As orquestras da UFPR e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) se apresentam entre os dias 12 e 17 de novembro no primeiro Festival de Orquestras Acadêmicas do Paraná.

O circuito passa pelo Teatro da Reitoria e pela Capela Santa Maria, e inclui uma apresentação da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa.

O primeiro concerto é da Orquestra Filarmônica da UFPR, que apresenta um programa temático com obras de Beethoven, Haydn e Mozart – “os três compositores que definiram o classicismo vienense”. A apresentação é baseada no livro “O Estilo Clássico”, do pianista e musicólogo norte-americano Charles Rosen (1927-2012). O concerto acontece no Teatro da Reitoria nos dias 12, 13 e 14 de novembro, às 20h30, com entrada franca. A regência é de Márcio Steuernagel e a flauta solo, de Denusa Castellain.

No dia 15, também na Reitoria, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa apresenta o “Bolero” de Ravel e a “Abertura Festival Acadêmico, Op. 80”, de Brahms, além de peças de Lorenzo Fernandes, Francisco Braga, Piazzolla e Arturo Marquez. A regência é de Jorge Augusto Scheffer.

As orquestras da Embap se apresentam na semana que vem, na Capela Santa Maria. No dia 16, às 20 horas, A Orquestra de Cordas apresenta obras de Vivaldi, Haydn, Bach, Leroy Anderson e Villa-Lobos, sob regência de Aldo Villani e com violino solo de Matheus Prust. No dia 17, a Orquestra Sinfônica da Embap encerra o festival com as sinfonias “Surpresa” e “Londres”, de Haydn, com regência de Paulo Barreto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]