• Carregando...
The Meteors, banda precursora do Psychobilly é atração do festival | Divulgação
The Meteors, banda precursora do Psychobilly é atração do festival| Foto: Divulgação

O Psycho Carnival hoje é uma das maiores e principais festas do carnaval curitibano. Porém, depois de vários anos contando com apoio da prefeitura, a 18ª edição do festival, que acontece entre os dias 24 e 27 de fevereiro, será realizada no palco do Jokers Pub, local menor que o estacionamento da Câmara Municipal, onde foi sediado até 2016.

Totalmente dedicado ao Psychobilly – subgênero que deve a sua nomenclatura indiretamente a um trecho da canção “One Piece at Time”, de Johnny Cash – o festival reúne 24 bandas nacionais e gringas, divididas em quatro dias de evento, o que o coloca entre os maiores da cena na América Latina.

As proporções e a longevidade do festival demonstram, ao mesmo tempo, a aceitação do público curitibano e a força da cena psychobilly local. Vlad Urban – guitarrista e vocalista da banda Sick Sick Sinners e organizador do evento – considera que as razões do sucesso ao fato de “Curitiba conseguir desenvolver uma cena bastante profissional, com bandas e organização de muita qualidade. E quando a internet possibilitou a interação com outras bandas, outras pessoas que queriam se encontrar, o festival acaba chamando a atenção de pessoas que vem de outras cidades e outros lugares do mundo”, afirma.

Psycho Carnival 2017

Quando: De 24/02/2017 a 27/02/2017

Onde: Jokers Pub (R. São Francisco, 164, Centro)

Quanto: Entre R$ 85 e R$ 270

www.sympla.com.br

E, para os incrédulos, basta lembrar que, nesta edição, duas das mais reverenciadas bandas do gênero dão as caras por aqui. Conhecidos como “Os Reis do Psychobilly”, o The Meteors abrem o último dia do festival. Vlad lembra que os britânicos foram os responsáveis por formatar todo o estilo: “Lá pelos anos 80, foram eles que definiram a dose certa de punk, de rockabilly dos anos cinquenta que formaram o psychobilly. Isso acabou possibilitando o surgimento e a manutenção de diversas vertentes como o country alternativo ou mesmo o Hillbilly”, analisa.

Discípulos assumidos do Meteors, os também ingleses do Long Tall Texans, vêm pela segunda vez a Curitiba para o show que encabeça o segundo dia de Carnival. A primeira passagem pela capital paranaense aconteceu em 2009, durante a turnê de divulgação do álbum “Adventure”. Atualmente promovem o disco “The Devil Made Us Do It” e dividem o palco com Red Lights Gang, Ovos Presley, Kingargoolas, Crazy Horses, e Zabilly.

“Franceses malucos”

Trazer bandas de fora é uma prática que está relacionada com o próprio surgimento do festival. Lá pelo ano 2000, Os Catalépticos – banda anterior de Vlad Urban – contava com os serviços voluntários de um fã francês para atualizar o site do grupo. Como um pretexto para que ele pudesse vir conhecer o Brasil, foi organizada a primeira edição do Psycho Carnival, onde o convidado inclusive subiria ao palco com sua banda Skataphiles. Quando a banda chegou e eles finalmente se conheceram pessoalmente, um pequeno detalhe foi revelado: a banda jamais tinha se apresentado ao vivo.

Independente

Deste inicio até a edição que está por vir, muita coisa mudou. O festival se consolidou no carnaval, trouxe, em uma estimativa livre do organizador, cerca de 60 mil pessoas somente no evento principal, gerou ou agregou diversas iniciativas paralelas como o Curitiba Rock Carnival e a Zombie Walk. Um detalhe, no entanto, volta a unir as pontas.

Assim como no início, com a retração do apoio da prefeitura à iniciativa, o Psycho Carnival volta a mobilizar esforços de forma independente. A organização enxerga, no entanto, pontos positivos no fato, observando que, “embora sem os eventos paralelos, pudemos nos focar no suporte aos músicos, em manter a mesma qualidade e consistência dos shows, que é o que caracteriza um grande festival”, conclui Vlad.

Confira a agenda completa do Psycho Carnival 2017:

Sexta, 24/02

Hillbilly Rawhide

Phantom Rockers

No Milk Today

Tampa Do Caixão

Eles Mesmos

Surf Aliens

Sábado, 25/02

Long Tall Texans

Ovos Presley

Crazy Horses

Red Lights Gang

Kingargoolas

Zabilly

Domingo, 26/02

Sick Sick Sinners

As Diabatz

The Mullet Monster Mafia

Bad Luck Gamblers

Billys Bastardos

Fritz Da Puta

Segunda, 27/02

The Meteors

Krappulas

Cwbillys

Jinetes Fantasmas

Asteroids Trio

Mongo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]