• Carregando...
Para Tacy de Campos, escolha para o papel foi “um acidente”. | Eunice Almeida/Divulgação
Para Tacy de Campos, escolha para o papel foi “um acidente”.| Foto: Eunice Almeida/Divulgação

Quase um ano e meio depois da estreia, no Rio de Janeiro, a peça “Cássia Eller – O Musical”, protagonizada pela curitibana Tacy de Campos, chega à capital paranaense nesta quinta-feira (8). O espetáculo será no Teatro Positivo e terá uma segunda sessão na sexta (9), também às 21 horas.

Além dos hits

Musical inclui canções menos conhecidas ou até jamais gravadas por Cássia Eller. Conheça algumas:

“Noite do Meu Bem”

Cássia, que transitava com facilidade pelo rock e pela música brasileira, citava a cantora e compositora Dolores Duran como uma de suas referências musicais. Ela não chegou a gravar “Noite do Meu Bem”, mas a canção foi incluída em uma cena em que a protagonista canta com a mãe, Nanci (Evelyn Castro).

“Mercedes-Benz”

Janis Joplin era outro exemplo do ecletismo da formação musical de Cássia, que gravou a composição da americana (com os poetas Michael McClure e Bob Neuwirt) ao lado do guitarrista Victor Biglione em 1992.

“Flor do Sol”

Uma das poucas composições de Cássia, “Flor do Sol” foi feita quando a cantora tinha 19 anos, em Brasília, ao lado da compositora Simone Saback. A canção foi lançada postumamente, em 2012.

“Rubens”

Nos primeiros discos, o trabalho de Cássia Eller não tinha um direcionamento comercial. Foi quando ela gravou canções de nomes como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Mário Manga, do Premê – autor desta faixa que a cantora gravou em seu álbum de estreia, de 1990.

A montagem é assinada pelo diretor João Fonseca (dos musicais “Tim Maia” e “Cazuza”) e tem direção musical de Lan Lanh – percussionista que acompanhou Cássia nos oito anos finais de sua carreira. A musicista foi uma das responsáveis pelo estilo mais simples da peça, que tem cenário e coreografia sóbrios.

“É um espetáculo que tem a cara da Cássia, que é o que eu mais queria”, diz Lan Lanh, que afirma ter se esforçado para trazer de volta a sonoridade que a artista tinha no palco. “Ele [o espetáculo] não tem aparatos da Broadway, mas se aproxima dela por ser simples e coerente”, diz.

Canções

Com texto da roteirista Patrícia Andrade (de “Elis, a Musical”), “Cássia Eller” reúne desde canções de artistas que definiram a identidade musical da cantora, como Dolores Duran (1930-1959) e Janis Joplin (1943-1970), até os sucessos do período em que a artista se tornou mais popular, como “Malandragem”, de Cazuza e Frejat, e “O Segundo Sol” de Nando Reis. São 39 canções.

“Cássia se apropriava muito das canções. Acho que ia contando a vida, ia se revelando a partir das canções que interpretava”, diz Lan Lanh.

Tacy

Para a diretora musical, Tacy de Campos foi um “presente” para o papel de Cássia.

Cássia Eller - O Musical

Teatro Positivo – Grande Auditório, (41) 3317-3283. Dias 8 e 9, às 21 horas. De R$ 31 (meia) a R$ 96. Assinantes da Gazeta do Povo têm 30% de desconto para até dois ingressos. Mais informações no Guia.

A cantora curitibana sequer ficou sabendo das inscrições para as audições da peça – que contaram com mil inscritas –, mas acabou sendo achada no YouTube pela produtora de elenco da peça, Cibele Santa Cruz.

“Para mim, era certo que seria ela desde o início”, diz Lan Lanh. “Achei que ela tinha algo diferente de outras cantoras que via na internet cantando Cássia. Senti que ela tinha uma alma no canto, uma emoção próxima ao jeito que Cássia cantava.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]