• Carregando...
Papete foi considerado o melhor percussionista brasileiro. | Divulgação/
Papete foi considerado o melhor percussionista brasileiro.| Foto: Divulgação/

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26) aos 68 anos o percussionista, cantor e compositor José de Ribamar Viana, o ‘Papete’.

O músico maranhense não resistiu ao câncer na próstata diagnosticado no início do ano. Papete estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

O corpo do músico deve chegar a São Luís na madrugada desta sexta-feira (27). O velório tem início às 6h, na Casa do Maranhão, região central da cidade. O corpo de Papete será cremado no fim da tarde.

Nascido na cidade de Bacabal, no interior do Maranhão, Papete foi um dos principais divulgadores e guardiões da cultura popular de seu estado.

Pesquisador dos ritmos do bumba-meu-boi, do tambor-de-crioula, do tambor-de-mina e de outras manifestações culturais do seu Estado, ligadas às culturas indígena, africana e ibérica. Papete conseguiu que estas manifestações chegassem ao resto do país a partir da década de 1970 quando se transferiu para São Paulo.

Veja uma das últimas apresentações de Papete na televisão, no programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin na TV Cultura:

Biografia

Trabalhou como percussionista em gravações de artistas como Toquinho e Wanderlei Cardoso. Em 1972, se transformou em diretor artístico da gravadora ‘Marcus Pereira’ Ponde gravou seus três primeiros LPs, entre eles o hoje clássico “Papete, berimbau e percussão”

Em 1975, participou do Festival Abertura (TV Globo). Gravou, com a cantora Ornela, o disco “Uomini”, premiado, em 1977, como Disco do Ano. Por esse trabalho, foi apontado pela critica italiana como o melhor percussionista do mundo. Em 1978 gravou seu disco mais célebre, Bandeira de Aço. Entre 1979 e 1981, atuou como músico em shows de Toquinho e Vinícius de Moraes.

De 1982 a 1992, acompanhou Toquinho em 482 shows, em turnê por 18 países. Foi considerado pela Apca como o melhor percussionista brasileiro nos anos de 1983, 1984 e 1985.

A partir de 1990, passou a apresentar-se pelo Brasil com uma banda própria, interpretando músicas do Maranhão. Nessa época, começou a se dedicar à pesquisa, registro e divulgação das obras de compositores maranhenses.

Papete também era engenheiro ambiental e se dedicava a ser uma voz na defesa do meio ambiente no Maranhão e no Nordeste.

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) homenageou o artista e destacou o trabalho de Papete em sua página no twitter: “Minhas homenagens ao querido cantor e compositor maranhense Papete, que nos legou uma grande e imortal obra”,

Ao longo de sua carreira artística, atuou em shows e gravações com Rosinha de Valença, Marília Medalha, Hermeto Pascoal, Osvaldinho da Cuíca, Toquinho e Vinicius, Benito de Paula, Inezita Barroso, Renato Teixeira, Almir Sater, César Camargo Mariano, Rita Lee, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]