• Carregando...
A Stardust Rock, que deve estrear nos palcos em março. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
A Stardust Rock, que deve estrear nos palcos em março.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Um grupo de amigos malucos por música se junta para formar uma banda. Eles buscam novo integrante em um anúncio publicado em grupos de músicos. Fazem ensaios intensivos. Aguardam ansiosos para o dia de finalmente subir ao palco. Esta seria a perfeita descrição de um grupo de músicos inexperientes, certo? Não! O nascimento de uma banda passa por todas essas sensações e momentos, não importa que seus integrantes já sejam figuras conhecidas no circuito curitibano de bares.

É o caso da Stardust Rock, que se prepara para estrear em março com um repertório em que recria sucessos pop em formato rock’n’roll bastante vigoroso. Composta por Karen Giraldi (voz), Julian Barg (guitarra e vocais), Neto Rodrigues (baixo) e Matheus Turner (bateria), todos músicos experientes, a banda surgiu em outubro de 2016 e já ensaia em estúdio duas vezes por semana.

A associação dos integrantes do projeto recém-nascido foi relativamente rápida. Karen e Barg já são parceiros no Starduo, projeto de voz e violão que costuma ter um repertório mais calminho e se apresenta em eventos, com os dois sentados. A vontade de trabalhar um repertório dançante já existia e se intensificou quando a dupla – da plateia – acompanhou um show que tinha a energia que os dois almejavam.

Os parceiros do Starduo não adiaram muito mais os planos. Os ensaios começaram naquele mesmo mês. Turner, o baterista, já toca com Barg na Telefunkens, de rock, e topou o projeto. Faltava o baixista. Um anúncio no Facebook agendou uma série de testes – e mudanças. Neto, o escolhido, entrou no início de dezembro.

  • A banda Stardust Rock em estúdio
  • A vocalista Karen Giraldi
  • Matheus Turner na bateria
  • Julian Barg, guitarrista
  • Neto Rodrigues no baixo

Oriundo de bandas de punk rock e hardcore, ele fechou perfeitamente a formação, bastante heterogênea, já que seus integrantes têm influências bastante distintas. Barg tem formação em piano clássico, já gravou 11 álbuns de música autoral, teve inúmeras bandas, foi baixista, tecladista e exerceu uma série de outras funções. Turner, o caçula da banda, tem um pé no rock setentista enquanto que a vocalista, que também é atriz, começou em coral, teve bandas de pop e de rock e, ufa, também fez parte de elenco de musicais.

Se os integrantes da Stardust Rock não estão começando hoje, a ansiedade, no entanto, é de banda de garagem adolescente que arranjou um show no aniversário da prima. “A gente se respeita muito, é tudo muito equilibrado, porque por mim eu já estaria tocando. Não vejo a hora”, ri Neto.

Todos os integrantes têm atividades paralelas à música. Karen também é designer, ilustradora e locutora. Barg é tradutor e social media. Neto é jornalista e trabalha com consultoria enquanto Turner também é motorista de Uber.

Conheça os primeiros passos de uma banda

A banda Stardust Rock mostra seu ensaio para Gazeta do Povo.

+ VÍDEOS

De popzera a rock

Apesar de trabalhar com repertório já conhecido dos fãs do pop, o trabalho da Stardust começa do zero a cada sessão no estúdio, duas vezes por semana. “Tem que escutar a música original, mas não adianta tocar de novo”, diz o guitarrista. “Elas têm praticamente só teclado, voz e bateria eletrônica. Aqui (no estúdio de ensaio), a gente coloca além da voz o trio rock’n’roll, com baixo, guitarra e bateria”, completa Barg.

Lady Gaga (veja no vídeo a versão para “Bad Romance”) , Maroon Five, Madonna, Pharrell Williams, George Michael, Taylor Swift, P!nk, The Weeknd, Eurythmics, Kylie Minogue ganharam versões diversas que, apesar de despidas dos sintetizadores, continuam um convite à pista de dança. “A gente está fazendo algo que gostaríamos de ver nos palcos”, diz Barg. “O repertório foi todo construído para que as pessoas não saiam da pista nem para ir ao banheiro”, diz Karen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]