• Carregando...
Edição 2015 do Playing For Change Day | Reprodução Facebook
Edição 2015 do Playing For Change Day| Foto: Reprodução Facebook

Curitiba vai se unir ao mundo através da música participando pela terceira vez seguida do “Playing For Change Day”, uma iniciativa global na qual diversos eventos culturais serão realizados simultaneamente ao redor do mundo. O objetivo é trazer visibilidade a programas de incentivo à música para crianças em situação de risco. Neste sábado (24) e domingo (25), diversas bandas se reúnem em palcos na Praça da Espanha e Ruínas de São Francisco para apresentações gratuitas.

Idealizada pela Playing For Change Foundation - organização fundada em 2005 e administrada por artistas e empresários de diversas nacionalidades - a iniciativa reuniu, somente em 2014, mais de 400 eventos realizados em 61 países. Cada organizador faz o cadastro dos eventos de forma independente e gratuita através do site oficial. Em Curitiba, segundo estimativas da secretaria de Cultura de Curitiba, a edição 2015 atraiu cerca de 9 mil pessoas divididas em três palcos – Praça da Espanha, Praça do Gaúcho e Ruínas de São Francisco – durante todo o dia.

Simultaneamente com as atividades do Playing For Change Day será realizado também a 15ª edição do festival gastronômico Empório Soho, com as programações integradas. Essa integração é o que justifica a agenda estendida do evento curitibano.

Toda a renda arrecadada com as doações feitas durante as apresentações vai ser revertida para a escola do Playing For Change Brasil - localizada no bairro do Cajuru (Rua João Crysóstomo da Rosa, 200), em Curitiba - a primeira da América Latina, que oferece, no contraturno escolar, aulas de musicalização, percussão, dança, canto e inglês para 50 crianças atendidas, todas residentes na localidade. A meta é ampliar os dias de aula para durante toda a semana — atualmente as aulas acontecem às terças e quintas — e passar a atender até 120 crianças.

Felipe Pazello, organizador do Playing For Change Curitiba desde a primeira edição e proprietário da produtora Cultivarte – uma das patrocinadoras do evento –, considera “gratificante observar a experiência das crianças com a música, o envolvimento com instrumentos musicais”. Para ele “a música possui um caráter transformador, capaz de oferecer novas perspectivas para crianças residentes em áreas de risco”, pondera.

O músico e produtor Filipe Resende – que vai subir ao palco como guitarrista e vocalista da banda “Perna Leiga” e baixista da “Namorada Belga” lembra que “a música também ajuda na sociabilização. A criança sai da rua, se envolve com a música e, através dela, conhece pessoas e vive experiências que a enriquecem como indivíduo”, reflete.

Confira a agenda completa de shows:

Programação Sábado - Praça da Espanha

11h - Banda Intra

12h - Pompeu e os Magnatas

13h - Milk’n Blues

14h10 - Bigode Groove

15h20 - Gringos Wash Board

16h30 - Regra 4

17h40 - Djambi

18h50 - Banda Namastê

20h - Banda Georgia

Programação Domingo - Praça da Espanha

11h - Supresa

12h - Cauê Machado

13h - Ravi Brasileiro

14h10 - Farrapo’só

15h20 - Voraz

16h30 - Malt 70

17h40 - Locomotiva Duben

18h50 - Ni Salles e Banda

20h - Sopro Difuso

Programação Sábado - Ruínas São Francisco

11h - Mumbai

12h - Operários Dub

13h - Makai

14h10 - Namorada Belga

15h20 - Damatz

16h30 - Notívagos

17h40 - Real Coletivo Dub

18h50 - Perna Leiga

20h - Machete Bomb

Programação Sábado - Escola Playing For Change

09h30 - Grande Roda de Tambores

10h - Quarteto Quartelá

11h - Djambi

12h - Nanan y Alohabana

13h - Crianças Escola PFC Brasil

14h - Kojake

15h - DUO Vinicius e Andrielly

16h - Altamiro do Acordeon

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]