• Carregando...
Republicano deixou o palanque de um comício na Virgínia Ocidental ao som de “Start Me Up” e “You Can’t Always Get What you Want”. | Mark Lyons/AFP
Republicano deixou o palanque de um comício na Virgínia Ocidental ao som de “Start Me Up” e “You Can’t Always Get What you Want”.| Foto: Mark Lyons/AFP

O virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, utilizou novamente canções dos Rolling Stones durante um comício nesta quinta-feira (5), apesar da rejeição do grupo.

Durante um evento político em Charleston (Virginia Ocidental), ele saiu do palanque ao som de “Almost Heaven” de John Denver, que foi seguido por dois hits dos Rolling Stones, “Start Me Up” e “You Can’t Always Get What you Want”.

Na quinta-feira, Trump declarou ao canal CNBC que sua campanha tem o direito de utilizar as canções.

“Você sabe, nós usamos muitas canções. Temos o direito de usá-las. Sempre compramos os direitos”, disse.

Em um comunicado divulgado no mesmo dia, o grupo britânico negou a autorização. “The Rolling Stones nunca deu permissão à campanha de Trump para usar sua música e pediu que deixe de fazê-lo imediatamente”, afirmou a banda.

Negativas

O grupo britânico se uniu à lista de artistas e grupos que exigem que o magnata não utilize suas canções na campanha eleitoral.

O rapper Everlast já exigiu que Trump não utilize a canção “Jump Around”, de seu antigo grupo House of Pain.

Neil Young, R.E.M. e Adele também expressaram oposição ao uso de suas músicas pela campanha de Trump.

Depois que Ted Cruz e John Kasich abandonaram a disputa republicana, o polêmico Trump é o único candidato a representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais de novembro.

Histórico de vetos

O site FiveThirtyEight publicou no ano passado um levantamento de artistas que vetaram o uso de suas canções por candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos.

Com mais de 30 nomes, a lista começa com Bruce Springsteen rejeitando o uso da música “Born in the U.S.A.” pela campanha de Ronald Reagan (1911-2004) em 1984.

Veja outros nomes notórios que negaram suas canções aos republicanos:

1. Bobby McFerrin

O músico contestou o uso de “Don’t Worry, Be Happy” na campanha de George H.W. Bush em 1988.

2. Bruce Springsteen

Doze anos depois, o artista teve de reclamar novamente sobre uso de “Born in the U.S.A.”– desta vez pelo candidato republicano Bob Dole, em 1996.

3. Tom Petty

O cantor e compositor se opôs ao uso de “I Won’t Back Down” por George W. Bush em 2000.

4. Sting

A mesma campanha de Bush enfrentou outra objeção – a de Sting, pelo uso de “Brand New Day”. O músico também desaprovou o uso da canção pela campanha do democrata Al Gore.

5. Van Halen, Bon Jovi, Foo Fighters e ABBA

Van Halen contestou o uso de “Right Now” por John McCain em 2008. A campanha enfrentou uma série de outras negativas, incluindo Bon Jovi (“Who Says You Can’t Go Home”), The Foo Fighters ( “My Hero”), Tom Petty (“I Won’t Back Down”) e ABBA (“Take a Chance on Me”)

A lista completa pode ser vista no site FiveThirtyEight.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]