• Carregando...
Llosa, o autor de ‘O Escrivinhador’. | /
Llosa, o autor de ‘O Escrivinhador’.| Foto: /
  • Llosa, nascido em 25 de março: “Só um idiota pode ser totalmente feliz. “
  • O escritor peruano, prêmio Nobel de 2010.
  • Maria Izildinha Possi , a Zizi.
  • Asa Morena, seu maior sucesso.
  • Alegria ao cantar.
  • Dick Haymes e os anos dourados.
  • Hayme e sua banda em ação;

Há 79 ano nascia em Arequipa, no Peru, um dos principais escritores e intelectuais no mundo na atualidade, Mario Vargas Llosa – vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, o último conquistado por um latino-americano.

Llosa estudou Letras e Direito em Lima. Em 1959 mudou-se para a Espanha. Intercalaria, a partir daí, períodos entre os dois países. No mesmo ano publicou seu primeiro livro, a coletânea de contos Os Chefes. A ele seguiu-se A Cidade e os Cachorros (1963). A consagração definitiva viria com Conversa na Catedral (1969), em que aborda 30 anos da história peruana.

“Algo anda mal na cultura de um país se os seus artistas, em lugar de se proporem mudar o mundo e revolucionar a vida, se empenham em alcançar proteção e subsídios do governo. “

“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.”

“É fácil saber o que queremos dizer, o que é difícil é dizê-lo.”

Vargas Llosa

Outras obras de sucesso são Pantaleão e as Visitadoras (1973) e Tia Julia e o Escrevinhador (1977), ambos críticas de forte veia cômica sobre a sociedade peruana.

Inspirado em Os Sertões, de Euclydes da Cunha, Vargas Llosa elegeu Canudos como tema de A Guerra do Fim Mundo (1981). O autor chegou a empreender pesquisas em arquivos históricos e viagens ao sertão da Bahia para resgatar a história de um dos conflitos mais sangrentos da história brasileira.

Além da atividade como ficcionista, o autor destaca-se também como crítico literário. Publicou ensaios sobre Gabriel García Márquez e o francês Gustave Flaubert (1821-1880).

Política

A partir da década de 80, Vargas Llosa passou a ser um dos defensores do pensamento neoliberal. Em 1987, participou de um movimento contra a estatização da economia peruana, em voga no governo do presidente Alan García Pérez. Em 1990 foi candidato à presidência do Peru pela Frente Democrática, partido de centro-direita, mas perdeu para Alberto Fujimori.

O Sinatra menos famoso

Em 28 de março de 1980 morria Dick Haymes, um dos principais cantores românticos dos anos 40 – considerado tão brilhante e talentoso quanto Bing Crosby e Frank Sinatra, porém bem menos famoso. Sua carreira teve um grande declínio durante a era de ouro dos anos 1950, devido ao fim de seu casamento e o consequente alcoolismo. Depois de se mudar para a Irlanda nos anos 60, enfim superou seu hábito de beber e voltou a gravar com Now and Then, de 1969, que alternava clássicos seus com material contemporâneo. Voltou aos Estados Unidos nos anos 70 e gravou pela última vez em 1978. Perdeu sua longa luta contra um câncer de pulmão dois anos depois.

“You’ll never know”:

Zizi, Asa Morena

Maria Izildinha Possi nasceu em São Paulo em 28 de março de 1956. Cantora de sucesso, ficou conhecida pelo nome artístico de Zizi Possi. De formação musical erudita, dos 5 aos 17 anos de idade, estudou piano e canto. Voltou-se à MPB após mudar para o Rio de Janeiro, já na maioridade. Ao longo da carreira consagrou-se como sucessos como: Pedação de mim, Nunca, Meu amigo meu herói, Engraçadinha, Per amor, Perigo, Esquece e vem, Noite e Asa morena.

“Perigo”:
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]