• Carregando...
A prova do recorde: a tela de encerramento da fase eternizada com o tempo de 22 segundos | Reprodução Facebook
A prova do recorde: a tela de encerramento da fase eternizada com o tempo de 22 segundos| Foto: Reprodução Facebook

Quando é que um game ganha você? Lá pelos anos 80 e 90 – quando jogadores ainda não se intitulavam “gamers”, os multiplayers aconteciam quando você convidava um amigo pra jogar no controle dois e a sua imaginação era obrigada a ir além dos 8, 16 ou 32 bits que o console alcançava – o fator decisivo era a diversão que a experiência pudesse proporcionar.

Recentemente, a Sega, desenvolvedora do clássico MegaDrive, anunciou que vai relançá-lo com 80 jogos em cartuchos (aqueles que você assoprava), mostrando que ainda existe lugar para os saudosistas neste mundo de gráficos ultrarrealistas, tutoriais e realidade virtual.

Claro que entrei em choque com a notícia. Pac-man, irmãos Mário, Donkey Kong, todos sensacionais, mas, para mim, comem poeira frente à velocidade vertiginosa, loops e bumps frenéticos, cara de mau e até superpoderes de um certo hedgehog azul – não, ele não é um ouriço: Sonic, cujo primeiro jogo foi lançado em 1991 e assinado por Yuji Naka.

Joguei insanamente todos os jogos da série durante a infância, mas Sonic 2 só precisou de alguns segundos pra deixar suas pegadas no meu espírito para sempre. Ainda hoje conheço a localização de todas as vidas, sou capaz de coletar todas as esmeraldas do caos e zerar o jogo sem perder uma única vida. Mas a história mais significativa veio na era dos emuladores, programas de computador que simulam jogos de vídeo game, permitindo que rodem em PCs.

Curiosidades

O que o mascote azul tem a ver com Michael Jackson?

Originalmente Sonic foi concebido como um vocalista de uma banda de rock

Na fase de desenvolvimento de Sonic The Hedgehog 2, um esquilo chamado Ray foi desenhado para ser o melhor amigo de Sonic, porém foi substituído pela raposa conhecida como Tails, cujo nome real é Miles Prower

É possível encontrar protótipos de Sonic The Hedgehog 2 na internet que contam com fases incompletas que não foram aproveitadas na versão final. Teorias elaboradas por fãs dão conta de que a história original abrangia viagens no tempo e por isso algumas fases eram interligadas: “Rock Zone” (que seria “o passado” de ‘Dust Hill Zone’, ambas deletadas), “Winter Zone” e “Wood Zone” (em teoria, o passado da “Metropolis Zone”, pois possuem a mesma trilha sonora).

Outra fase deletada é a “Genocide City”. Acabou se tornando o terceiro ato da fase “Metropolis, a única com três níveis.

Michael Jackson teria participado da trilha sonora de Sonic 3, mas devido às limitações do console na época, não teria gostado do resultado e impediu que seu nome constasse nos créditos.

Em comemoração aos 25 anos de lançamento de Sonic The Hedgehog, a Sega vai lançar, em 2017, “Sonic Mania”, um jogo que retorna ao design lateral 2D, com novos estágios, antigas fases revitalizadas e três personagens jogáveis: Sonic, Tails e Knuckes.

Família de viciados

Venho de uma família de (literalmente) viciados em games. Cada primo e amigo próximo sempre teve a sua especialidade, o que nunca impediu – na verdade só aumentou – a competição. Em tempos pré-internet, detinha um recorde informal (que julgava insuperável) de concluir a primeira fase do jogo (Emerald Hill) em 30 segundos. Navegando na web, anos depois, descobri a existência de um recorde oficial, registrado no Guiness Book, de um inglês capaz de realizar o feito oito segundos mais rápido.

Foi o bastante para fazer explodir o mais puro sentimento de territorialismo, afinal, Sonic era “o meu jogo”. O simples fato de existir alguém capaz de alcançar um tempo melhor era inaceitável. Naturalmente, os demais membros do clã também quiseram a glória para si e iniciaram uma sequência de quebras de tempo se aproximando cada vez mais da meta. A cada novo print da tela, um novo desafio.

Para os detratores do emulador, houve sim um caso de manipulação da imagem, mas que foi logo desmascarado pelos demais pela análise dos padrões do jogo. A partir da expulsão do “espertão”, todos os demais resultados foram absolutamente legitimados.

127 tentativas

Acontece que eu estava ficando para trás e cada vez mais irritado. Então, durante um fim de semana inteiro, estudei a fase, tentei novos caminhos, o uso do spin dash (giro que aumenta a velocidade do personagem), matar os inimigos certos e usar a impulsão a meu favor e, depois de exatas 127 tentativas, encontrei o fluxo perfeito e realizei a corrida que colocaria um brasileiro (no caso eu) e um britânico em pé de igualdade.

Quando a placa que marca o fim da fase girou, no contador de tempo constavam os mesmos 22 segundos que tornaram James Richards famoso – além dos 50. 000 pontos de “time bônus” – enquanto a minha vitória permanece viva somente para aqueles que participaram dela.

E, se, por acaso, o leitor duvidar da história, aceito qualquer desafio.

Confira o vídeo teaser de lançamento de Sonic Mania:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]