• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Autonomia com a tecnologia, empreendedorismo e flexibilidade são algumas das características primordiais do profissional do futuro – o tema foi discutido por público e convidados na noite de terça-feira (30) no Papo U, promovido pela Gazeta do Povo, no Museu Oscar Niemeyer. A conversa teve presença de Nayane Morais, programadora da Mirium Agency, Diego Ximenes, um dos fundadores da 99 Jobs, Jean Gustavo Hanssen, professor e fundador do Boot (plataforma de cursos online), o casal de nômades digitais Thaisy Sluzz e Roger Cerqueira Leite e a gamer da Microsoft e mediadora Mariana Ayres. O Papo teve, ainda, show com a banda The Folking Dads e food truck Nebraska Burguers.

Por mais que não exista um segmento que seja sucesso “certo”, o jovem que chegará logo ao mercado de trabalho precisa ter capacidade de adaptação. O mesmo vale para pessoas que já estão empregadas e querem estar preparadas para essa nova dinâmica. “Desaprender o que fez, se adaptar ao novo cenário e ter criatividade é algo fundamental. O ‘não me formei para isso’ não existe mais”, acredita Jean, o fundador do Boot, uma plataforma de aulas online para ajudar as pessoas a serem autônomas com a tecnologia, para que possam criar seus jogos, sites e aplicativos sem passar por uma graduação na área.

Ouvir o conselho dos pais na hora de escolher uma profissão, mas também questioná-los, buscar uma empresa ou ocupação que tenha valores com os quais se identifique e ter menos apego ao modelo de trabalho formal são alguns dos pontos destacados pelos convidados. “Quando você estabelece uma relação de confiança com as pessoas é muito melhor do que qualquer contrato ou bater ponto”, falou a nômade digital Thaisy Sluzz, do site Diário Nômade. Ela e o marido, Roger Cerqueira Leite, trabalham com marketing digital e relatam as viagens no site. “Trabalhamos de qualquer lugar do mundo, desde que tenha internet”.

O trabalho da mediadora e gamer Mariana Ayres também soa pouco convencional: ela joga videogame de terça e sexta-feira, e fala sobre eles na internet. Parece sonho? Ela garante que o segmento é promissor. “É uma área que fatura muito, mais que Hollywood. Essa crise que temos no Brasil hoje não existe para eles. Com certeza, essa é uma das grandes profissões do futuro”. Ela aconselha: seja qual for sua área de atuação, crie uma rede de relacionamentos para se sobressair. “Networking é muito importante”.

Um dos fundadores da 99 Jobs, Diego Ximenes acredita o profissional do futuro precisa desenvolver novas habilidades mesmo em profissões “tradicionais” – um advogado que tratará de direito na web, por exemplo, ou, um médico que precisa aprender constantemente novas técnicas. O administrador e empreendedor, que passou por diversos contratempos com investidores para fundar a empresa estava “fadado” a ser médico. “Todo mundo na minha família é médico. E desde pequeno era quase feudal que eu seria também. Mas eu odiava medicina como prática para mim. Acabei indo fazer administração por conselho de um tio, o famoso curso de quem não sabe o que fazer”, brincou. O investimento no sonho deu certo: a rede social profissional alcançará 1 milhão de usuários até o fim deste ano.

Atualização

Ser criativo e buscar novos cursos na área de atuação de maneira recorrente ao longo da carreira foi outro aspecto destacado pelos convidados: Nayane, da Mirium, está em um projeto internacional por ser fluente em inglês (ela também fala francês e tem MBA na área). Além disso, salientou a importância de o profissional hoje, de todos os segmentos, ter capacidade de se autogerenciar, já que as empresas estão cada vez mais horizontais e com menos hierarquia.

A programadora crê que o perfil do profissional brasileiro é uma vantagem. “No exterior as pessoas têm uma relação diferente com o trabalho. Aqui, por causa da competitividade, encaramos os problemas das empresas como nossos, somos engajados e isso faz diferença”.

Esse foi o último Papo U promovido em 2016 – outros dois encontros aconteceram em outubro e setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]