• Carregando...
Street Extreme Cia de Dança, tricampeões  no Festival de Joinville em Danças Urbanas Conjunto Júnior | Diego Redel /Reprodução
Street Extreme Cia de Dança, tricampeões no Festival de Joinville em Danças Urbanas Conjunto Júnior| Foto: Diego Redel /Reprodução

O 33º Festival de Dança de Joinville chegou ao fim no último sábado (1). O evento, maior do mundo na área, contou com a presença de grupos de dança do Paraná, que se destacaram dentre participantes do país inteiro. Na mostra competitiva, a mais importante e disputada da programação, o estado protagonizou 16 coreografias distintas, dos gêneros Dança Contemporânea, Dança Urbanas e Jazz. Dessas, 14 foram premiadas.

Vencedores

Confira os grupos paranaenses premiados no Festival de Joinville em 2015:

Eliane Fetzer Centro de Dança

1º lugar - solo feminino - sênior - jazz

1º lugar - conjunto - sênior - jazz

3º lugar - duo - sênior - jazz

3º lugar - duo - júnior - jazz

Espaço Artístico Nicole Vanoni

1º lugar - duo - sênior - dança contemporânea

1º lugar - solo masculino- sênior - jazz

2º lugar - solo masculino - sênior - dança contemporânea

2º lugar - duo - sênior - jazz

Melhor Bailarino - Ricardo Alves Pereira

Street Extreme Cia de Dança

1º lugar - conjunto - júnior - danças urbanas

2º lugar - solo masculino - júnior - danças urbanas

3º lugar - duo - sênior - danças urbanas

3º lugar - duo - júnior - danças urbanas

3º lugar - conjunto - sênior - danças urbanas

Studio de Dança Maureen Rodrigues

3º lugar - solo masculino - júnior - danças urbanas

A coreógrafa Eliane Fetzer, do Eliane Fetzer Centro de Dança, já recebeu inúmeros prêmios em Joinville com seus grupos e, nesta edição, foi indicada a coreógrafa revelação pela primeira vez. Para Eliane, que ao longo dos anos vem aumentando sua participação e a quantidade de premiações de sua escola, foi um ano de bons resultados. Dos quatro trabalhos do grupo apresentados na competição, dois foram premiados em terceiro lugar e dois em primeiro lugar, todos na modalidade Jazz.

A coreografia vencedora do primeiro lugar na categoria Conjunto Sênior de Jazz, intitulada “Ruídos e Paixôes”, revela uma nova fase da artista, voltada a explorar elementos contemporâneos. O trabalho, cuja concepção foi embasada em paixões avassaladoras, surpreendeu o público: a dança sinérgica se encerrou com uma simulação coreografada de um beijo gay. Eliane explica que a liberdade em explorar o tema “vem pelo caráter experimental do festival, que cria a possibilidade de apresentar trabalhos mais ousados do que em apresentações de escola, por exemplo”.

Ricardo Alves Pereira, do Espaço Artístico Nicole Vanoni, vencedor do prêmio de melhor bailarino do 33º Festival de JoinvilleDiego Redel/Reprodução

Na categoria Danças Urbanas o representante paranaense de maior destaque foi o grupo Street Extreme, que emplacou cinco coreografias. A companhia de dança comandada por Eladio Prados foi campeã pela terceira vez consecutiva na categoria Conjunto Júnior. Em 2015 a equipe trouxe aos palcos a coreografia “O Caminho do Nirvana”, que explicitou a jornada humana pelos sofrimentos mundanos, rumo à plenitude.

O prêmio de melhor bailarino, uma das maiores condecorações do festival, ficou com Ricardo Alves Pereira, do Espaço Artístico Nicole Vanoni. Neste ano foi a segunda participação do grupo no evento.

Sobre a experiência no festival, a opinião dos coreógrafos é unânime: trata-se de uma oportunidade única para os bailarinos se desenvolverem, considerando o tamanho e a qualidade do evento, que proporciona o contato entre bailarinos de diferentes estilos e modalidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]