• Carregando...
Previsão é que nova história chegue no fim do próximo ano, durante a Comic Con. | Reprodução/
Previsão é que nova história chegue no fim do próximo ano, durante a Comic Con.| Foto: Reprodução/

Em 2009, quando a Mauricio de Sousa Produções completou 50 anos, artistas dos quadrinhos e de outras linguagens gráficas foram convidados para fazer releituras dos personagens da Turma. “MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas” foi um sucesso, tanto que rendeu mais duas edições nos anos seguintes. Em 2012, quando Danilo Beyruth e Cris Peter lançaram “Astronauta – Magnetar” o selo começou a desenvolver livros únicos, que viraram menina dos olhos de fãs e quadrinistas.

Mauricio de Sousa Produções

Durante a Comic Con Experience, no último fim de semana, em São Paulo, o editor do selo graphic MSP, Sidney Gusman, anunciou as novidades para 2017. E tem paranaense na história. Os gêmeos Magno e Marcelo Costa vão desenhar a quatro mãos a graphic novel do Capitão Feio, que apareceu na Turma da Mônica em 1972.

“Não escolhemos o Capitão Feio, o Sidney Gusman nos presenteou com ele. Ele nos disse em uma reunião que o convite veio graças ao nosso trabalho em ‘A Vida de Jonas’ (leia mais abaixo) e na história ‘Táxi’ que fizemos para o ‘Memórias do Mauricio’”, conta Marcelo.

A pesquisa para o personagem foi feita por Magno. “Ele foi a sebos procurar quadrinhos antigos do Feio e novos encadernados com histórias antigas. Além de muita pesquisa na internet e com o próprio Sidney”, conta o irmão.

No momento, Magno finaliza o roteiro e thumbnails (miniaturas). Marcelo vai desenhar e colorir a história. A previsão de lançamento é na próxima Comic Con, marcada para o fim de 2017.

Outras histórias

Mauricio de Sousa Produções

O paulista Walmir Orlandeli vai desenvolver um Chico Bento com nova roupagem enquanto os irmãos Luciana e Vitor Cafaggi fazem a sua terceira graphic MSP, também tendo como tema a Turma da Mônica inteira. As primeiras edições são “Laços” (2013) e “Lições’ (2015).

Sidney também adiantou uma das graphic novels de 2018: “Jeremias”, que vai ser assinada pelos paulistas Rafael Calça e Jefferson Costa.

Ainda não há previsão dos meses em que os outros títulos serão lançados.

Histórico de paranaenses

Rogério Coelho e Bianca Pinheiro, dois ilustradores radicados em Curitiba, também participaram da graphic MSP. Por “Louco – Fuga”, Coelho ganhou o prêmio de desenhista do ano no HQ Mix. “Mônica - Força”, de Bianca Pinheiro, foi lançado em setembro deste ano com muitas críticas positivas.

Veja a biografia dos desenhistas deste ano

Magno e Marcelo Costa: Paranaenses de Ouro Verde, estão radicados em São Paulo há muitos anos. Ganhadores do HQ Mix de revelação pela graphic novel “Oeste Vermelho” (2012). Também fizeram juntos “Matinê”, “Matinê vol. 2” e “2028”. “A Vida de Jonas”, HQ de Magno com cores de Marcelo, ganhou o troféu HQ Mix de publicação em 2015.

Mauricio de Sousa Produções

Walmir Orlandeli: Paulista do interior de São Paulo, o quadrinista está na área desde 1994. É autor das séries “Grump” e “SIC”. Ganhou o troféu HQ Mix de revista de humor em 2002, por Grump e os primeiros lugares nos salões de humor de Paraguaçu Paulista (2005), FIQH (2006) e Piracicaba (2008).

Luciana e Vitor Cafaggi: Os irmãos mineiros fizeram uma parceria prolífica, não só no mundo MSP. Vitor, o mais velho, é formado em Design Gráfico e professor de narrativa visual, roteiro e criação de personagens e apareceu no mundo dos quadrinhos com a tira on-line Puny Parker, em que imagina a infância do Homem-Aranha e a tira Valenete. Já Luciana, formada em jornalismo, ficou conhecida pelo Lospantozelos e a coletânea Mixtape. Ambos foram indicados e ganhadores do HQ Mix em inúmeras ocasiões.

“Capitão Feio Quem? Jeremias é da turma do Pelezinho?”

Saiba mais sobre os personagens menos conhecidos que vão ganhar um álbum

Uma das grandes magias do selo graphic MSP não é apenas dar nova roupagem a personagens já consagrados, mas também apresentar a Turma da Mônica em sua totalidade também para quem só lia os quadrinhos em edição de almanacão de férias.

Capitão Feio

Assim como todos os heróis e vilões, o Capitão Feio é alter ego de um personagem insuspeito. Ele é o tio de Cascão e, como o garotinho, tem pavor de água e sabonete. Ele é o principal vilão da Turma da Mônica e se mudou para o subterrâneo depois que foi transformado por uma gigantesca nuvem de poeira em seu sótão. No esgoto, ele se juntou a monstrinhos e o plano é transformar o mundo em uma grande lata de lixo. Foi criado no início dos anos 1970 por Marcio Araujo, irmão de Mauricio.

Jeremias

É um dos primeiros personagens da Turma, criado por Mauricio em 1960 e, por bastante tempo, foi o único menino negro dos quadrinhos. É mais velho que Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali e portanto anda com o grupo dos descolados, que conta ainda com Franjinha, Titi e Manezinho, a Turma do Bermudão. Cheio de gírias ‘da moda’, Jeremias usa um boné que pertenceu a seu avô, para tentar esconder a careca. Em uma das histórias, é revelado que seu tataravô, o príncipe Jeremim, trazido da África, ajudou inúmeros escravos a fugir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]