• Carregando...
Atrizes usaram experiências próprias e um pouco de dança no espetáculo Teatro de Bonecas. | Divulgação
Atrizes usaram experiências próprias e um pouco de dança no espetáculo Teatro de Bonecas.| Foto: Divulgação

A realidade e a ficção se casaram nas artes e parece que nunca mais se divorciarão. No caso de Teatro de Bonecas, que tem sessões de sábado (28) a segunda-feira (30), a opção foi por brincar com a trajetória da personagem Nora, da peça Casa de Bonecas, de Ibsen, em sua dramática decisão de abandonar marido e filhos.

O trabalho é das atrizes paulistas Milena Filó e Jackeline Stefanski, que acrescentam conteúdos pessoais à obra.

“É como se a gente brincasse de se livrar das máscaras e de buscar as milhares de identidades”, explica Milena, que também é autora do texto.

Grupo Ponto de Partida comemora 35 anos no festival

A diretora Regina Bertola conta um pouquinho sobre a história do grupo e a remontagem do espetáculo poético Drummond.

+ VÍDEOS

A dramaturgia surgiu da pesquisa de mestrado dela, cujo tema era, justamente, realidade e ficção.

Apesar de terem escolhido como “peça instigadora” uma obra do fim do século 19 de conteúdo “protofeminista” – lida tanto na época como ainda hoje como um grito de liberdade da mulher em relação a um casamento repleto de falsidade –, as atrizes afirmam não erguer bandeiras com sua arte.

“Falamos do momento de escolha de Nora”, diz Milena, lembrando da transformação por que a personagem passa até decidir que precisa se conhecer melhor antes de ser a esposa e mãe que brincava de ser em sua “casa de boneca”.

“Ela diz no final ‘nossa casa não passa de um teatro, quero ser real’”, cita Milena.

Serviço

Teatro de Bonecas

Correios (R. João Negrão, 1251, Rebouças), (41) 3310-2113. Dias 28 às 20h, 29 às 10h e 30 às 14h. R$20 e R$10. Classificação indicativa: 12 anos.

Teatro-dança

Influenciadas pela bailarina alemã Pina Bausch (1940-2009), Milena e Jackeline não se contentam com as (muitas) palavras de Teatro de Bonecas e explodem em dança em alguns momentos.

São momentos em que elas apelam ao “teatro-dança”, simbolizando a tarantela que Nora dança enlouquecidamente pouco antes de sua grande modificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]