• Carregando...
Luciano Huck é o líder do ranking e se destaca por autenticidade, originalidade e senso de humor, segundo jovens. | Divulgação/
Luciano Huck é o líder do ranking e se destaca por autenticidade, originalidade e senso de humor, segundo jovens.| Foto: Divulgação/

Autenticidade, originalidade, inteligência e senso de humor são algumas das qualidades atribuídas às personalidades preferidas dos adolescentes no Brasil. E quem melhor representa isso, segundo a pesquisa “Os Novos Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Jovens Brasileiros”, são o apresentador da Globo Luciano Huck e Whindersson Nunes, vice-campeão do YouTube brasileiro em número de seguidores, atrás apenas, por muito pouco, do Porta dos Fundos.

“As linguagens são diferentes, mas os dois trabalham a cultura popular e são espontâneos”, avalia Luciana Corrêa, coordenadora da área de Famílias e Tecnologia do ESPM Media Lab, em São Paulo. Whindersson, piauiense de 21 anos, faz paródias, imitações e muitos vídeos em que fala, de maneira coloquial, de atualidades e comportamento.

O ranking formado a partir do estudo feito pela Provokers, encomenda do Google e do jornal Meio & Mensagem, divide igualmente celebridades da televisão e da internet em relevância: dos dez primeiros colocados, cinco vêm da TV aberta e cinco são estrelas do YouTube.

Além de Huck e Whindersson, em primeiro e segundo lugares, o top 10 é composto, em ordem de colocação, pelo casal Leon Martins e Nilce Moretto, do canal “Coisas de Nerd”, Danilo Gentili, Taís Araújo, o youtuber catarinense Luba Feuerschütte, Lázaro Ramos, Tatá Werneck, a curitibana Kéfera Buchmann, dona do quarto canal do YouTube do Brasil, com mais de 9 milhões de seguidores, e Julio Cocielo, do Canal Canalha, que acaba de ultrapassar Kéfera em número de inscritos.

Apesar do comportamento de cada um desses nomes ditar muito de sua popularidade, todos têm em comum fazer parte do ramo da diversão. Apenas alguns casos produzem conteúdo que flerta com arte e educação.

COMO A PESQUISA FOI FEITA

A pesquisa partiu de duas etapas de estudo. Primeiro, colheu 1.500 depoimentos de homens e mulheres de 14 a 55 anos das classes A, B e C, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste para saber de que maneira esses vídeos eram assistidos: televisão, PC, smartphone? Nesta etapa, também foram feitas entrevistas com 250 jovens de 14 a 17 anos. A segunda parte do estudo concentrou-se apenas entre os jovens dessa idade. As 1.000 entrevistas especificamente, para saber as características mais vistas pelas celebridades.

“O brasileiro gosta de entretenimento. Algumas categorias, como culinária, feminino, humor e games são práticas culturais que só mudaram de plataforma. O que vende é o assunto e as linguagens são adaptadas para a TV ou para a internet”, diz a pesquisadora da ESPM, Luciana Corrêa.

Além da aparência “gente como gente”, ao expor sua rotina e conquistas, os youtubers parecem tornar real o sonho de fama e estabilidade financeira que seu público, ainda em formação, almeja.

Na pesquisa anterior, feita entre outubro e novembro de 2015, o equilíbrio de TV e internet era semelhante, com atores que estavam no ar e youtubers jovens. Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, era o único que produzia conteúdo de cunho educacional e ficou de fora do levantamento feito em agosto deste ano. “Mas ele continua popular entre as crianças”, afirma Luciana, que vai divulgar em breve um estudo sobre a produção de vídeos para crianças até 12 anos no país.

RANKING COMPLETO:

Luciano Huck, apresentador do “Caldeirão do Huck”, da Globo

Whindersson Nunes, youtuber piauiense

Leon Martins e Nilce Moretto, do canal “Coisas de Nerd”

Danilo Gentili, apresentador do programa “The Noite”, do SBT 

Taís Araújo, atriz

Luba Feuerschütte, youtuber catarinense

Lázaro Ramos, ator

Tatá Werneck, atriz

Kéfera Buchmann, youtuber curitibana, do canal 5inco Minutos

10º Julio Cocielo, youtuber paulista, do Canal Canalha

11º Cauã Reymond, ator

12º Taciele Alcolea, youtuber paulista

13º Marina Ruy Barbosa, atriz

14º Juliana Paes, atriz

15º Caio Castro, ator

16º Bianca Andrade, youtuber carioca, do canal Boca Rosa

17º Cléo Pires, atriz

18ª Leo Stronda, youtuber carioca, do canal Fábrica de Monstros

19º Rayza Nicácio, youtuber alagoana

20º Felipe Neto, youtuber carioca

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]