• Carregando...
Caetano Galindo lança  guia sobre  Ulysses de James Joyce | Divulgação
Caetano Galindo lança guia sobre Ulysses de James Joyce| Foto: Divulgação

O lançamento do novo livro de Caetano Galindo abre, neste sábado (7), a Semana de Letras da UFPR que segue até o dia 12 de maio. O evento acadêmico é aberto ao público e tem inscrição gratuita até o dia 11. É necessário se inscrever (somente no site) para assistir as palestras e participar das oficinas. Este ano, há minicursos sobre gêneros e práticas textuais, bilinguismo (aos surdos), técnicas para dominar o inglês, língua galega, libras (linguagem dos sinais), e escrita criativa.

Caetano Galindo e Luís Bueno

Caetano Galindo lança “Sim, eu digo sim: Uma visita Guiada ao Ulysses de James Joyce” (Cia. das Letras), obra derivada da tradução do Ulysses, realizada em 2012 e que lhe rendeu os prêmios Jabuti e o prêmio de literatura da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). “Capas de Santa Rosa” (Ateliê Editorial, 2016), do escritor Luís Bueno, será lançada na Livraria da Vila, às 18h. O livro traz a história da editoração e do design gráfico no Brasil através das capas criadas por Tomás Santa Rosa, artista brasileiro que trabalhou com Portinari e dedicou-se aos vários segmentos das artes plásticas (desde de gravuras à editoração).

Daniel Galera

A abertura do evento também conta com a presença de Daniel Galera – autor do livro “Barba Ensopada de Sangue” (Cia. das Letras, 2012). Na programação, as palestras e oficinas estão distribuídas ao longo do dia e, entre elas, Aly Muritiba e Daniel Galera apresentam o processo de adaptação literária de sua obra, “Barba Ensopada de Sangue”, pelo cineasta curitibano. Aly Muritiba , inclusive, conta como é o processo de transformar livros em filmes. Galera falará, em outro horário, sobre “Como ser escritor?” e a respeito de seu novo livro — ainda sem título definido.

Luci Collin e Maria Augusta Vieira

Também haverá a participação de André Conti, editor da Companhia das Letras, explicando o processo editorial dos livros; de Maria Augusta Vieira debatendo a produção de Miguel de Cervantes; e Luci Collin — finalista do Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa “Oceanos”, com o livro de poesias “Querer Falar” (Cia. das Letras, 2014), em 2015 — que lançou o livro contos “A árvore todas” (Editora Iluminuras, 2016) no começo deste ano.

Aos que quiserem acompanhar outros trabalhos de linguística e Shakespeare, por exemplo, poderão participar das mesas redondas com professores especializados ou até mesmo assistir às apresentações dos trabalhos estudantis coordenados pelos professores da UFPR.

Universo das Letras

A semana não está direcionada somente aos estudantes de letras, promovendo palestras sobre linguística e linguística aplicada. Mas a organização do evento garante que, mesmo as palestras mais técnicas, vão interessar aos educadores e professores em geral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]