• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Inspirada no livro Teletema, primeiro volume de um trabalho de fôlego do jornalista Guilherme Bryan e do autor de novelas Vincent Villari sobre a história das trilhas sonoras na teledramaturgia brasileira, lançado no ano passado, acaba de sair pela Som Livre uma coletânea homônima reunindo algumas das canções mais representativas do gênero no período de 1964 a 1989.

Entre as mais de 300 trilhas sonoras abordadas no livro, a antologia em CD selecionou 17 temas com a ajuda dos autores.

A primeira é “Teletema” (por Regininha e Laercio), da novela Véu de Noiva (1969), considerada pelos autores como um dos pontos de virada tanto na teledramaturgia – ao criar personagens contemporâneos e se afastar dos dramalhões – quanto na relação entre música brasileira e a tevê ao designar Nelson Motta como produtor e marcar o início de um acordo entre a TV Globo e a gravadora Phillips, interessada no mercado de trilhas sonoras de novela.

Disco

Teletema

Vários artistas. Som Livre. 19,90. Trilha sonora.

Um dos artistas projetados em parte graças às novelas, Djavan, então contratado pela Som Livre, aparece com “Alegre Menina”, gravada para a novela Gabriela (1975). No mesmo período, definido no livro como “a era [do produtor] Guto Graça Mello”, as trilhas começam selecionar lançamentos das principais gravadoras ao invés de contarem apenas com produções feitas especialmente para as novelas. Medalhões da MPB como Paulinho da Viola (“Pecado Capital”) também começam a gravar para trilhas na época. Foi para a novela Brilhante (1981) que Elis Regina fez sua última gravação, “Me Deixas Louca (Me Vuelves Loco)”. Gal Costa, que aparece em “Brasil” – gravada para Vale Tudo, de 1988 –, se tornaria a intérprete campeã em gravações para telenovelas.

Uma das mais bem-sucedidas trilhas de novela, Roque Santeiro (1985), é representada por “De Volta Pro Aconchego”, na voz de Elba Ramalho. Também da segunda metade da década de 1980, “Whisky A Go-Go”, gravada pelo Roupa Nova, é um exemplo de canção que entrou para o imaginário nacional graças à tevê, também escolhida para a coletânea.

Bryan e Villari trabalham num segundo volume do livro Teletema, que vai abordar títulos a partir dos anos 1990 – época que tem marcos no mercado fonográfico como a trilha sonora de O Rei do Gado, atualmente em bem-sucedida reexibição pela TV Globo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]