• Carregando...
Orquestra Sinfônica do Paraná recebe maestro que poderia ter trabalhado entre os músicos do estado se não tivesse recebido bolsa da Europa. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Orquestra Sinfônica do Paraná recebe maestro que poderia ter trabalhado entre os músicos do estado se não tivesse recebido bolsa da Europa.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) faz neste domingo (24), às 10h30, no Teatro Guaíra, o primeiro concerto comemorativo aos 30 anos de sua fundação. O grupo vai se apresentar sob a regência de José Maria Florêncio, prestigiado maestro e violista brasileiro radicado na Polônia que chegou a enviar sua ficha para o concurso da OSP em 1985.

“Eu poderia ter sido músico desta orquestra, não fosse o fato de ter recebido uma bolsa para estudar na Europa, e poderia estar comemorando com eles hoje. Mas estou como regente convidado, o que é muito interessante”, observa Florêncio. “Isso fecha um determinado ciclo da minha experiência musical profissional. Tem um significado pessoal. Isso me alegra muito e me liga à ideia da orquestra”, diz.

Programa

Florêncio explica que o programa do concerto propõe um diálogo tanto com a sua história quanto com a cultura de Curitiba.Daí a escolha de “Polonaise”, da ópera Eugene Onegin, Op.24, do russo Tchaikovsky (1840-1893). “Sou polonês adotado”, explica. “Iniciamos o concerto declarando uma determinada identidade”, diz.

André Rieu à brasileira

Eduardo Lages, maestro que acompanha Roberto Carlos desde 1977, reúne canções brasileiras em um show cênico nesta sexta-feira (22)

Leia a matéria completa

Já a primeira sinfonia do finlandês Jean Sibelius (1865-1957) remete a outro tipo de afeto. “É uma obra neorromântica, cuja beleza e as cores são muito interessantes par ao público brasileiro. É algo que toca o coração e ao mesmo tempo mostra um tipo de vivência cultural muito diferente”, explica Florêncio. “A Finlândia é um país bem do norte, bem frio, escuro, onde as pessoas tendem a ser bem reservadas. Mas é um país caloroso por dentro. A gente ouve isso na música de Sibelius. É diferente da alma eslava de Tchaikovsky, compositor em que Sibelius se espelhou em sua primeira sinfonia”, diz. “São obras de um conteúdo dramático e filosófico muito grande, muito forte. É algo que realmente vai manter o público pregado à cadeira, de olhos e ouvidos bem abertos e coração dirigido”.

Concerto

Antes, ainda na primeira parte do programa, a OSP toca o Concerto para Oboé e Pequena Orquestra, de Richard Strauss (1864-1949), com o oboísta Alex Klein – músico nascido no Rio Grande do Sul e criado em Curitiba, onde integrou a Orquestra Juvenil da UFPR sob regência da maestrina Hildegard Sobol na infância e juventude, e onde dirigiu a Oficina de Música entre 2002 e 2005.

Serviço

OSP com José Maria Florêncio (regência) e Alex Klein (oboé)

Guairão (R. Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro), (41) 3304-7982. Dia 24, às 10h30. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

O concerto de Strauss rendeu a Klein o único Grammy de música clássica para um músico brasileiro, em 2002, quando foi premiado pela sua gravação da obra com a Orquestra Sinfônica de Chicago sob regência de Daniel Barenboim.

“É uma obra maravilhosa, do final da vida do compositor. E que me acompanha a vida inteira, traz uma vida inteira de experiências”, conta Klein, para quem a interpretação premiada do concerto registra uma combinação única, que não poderia ser reproduzida. “Nossa visão artística muda de acordo com o tempo. É impossível apresentar o que eu fazia aos 19 anos. Ou mesmo nesta gravação do Grammy, há 15 anos. Vamos apresentar algo diferente”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]