• Carregando...
Cena do ensaio de O Homem Desconfortável”. | Kraw Penas/Divulgação
Cena do ensaio de O Homem Desconfortável”.| Foto: Kraw Penas/Divulgação

A montagem da peça “O Homem Desconfortável”, texto inédito do dramaturgo Édson Bueno, em temporada que vai deste sábado (2) até o dia 17 de julho no Guairinha, marca a reativação do Teatro de Comédia do Paraná (TCP). Nesta sexta-feira (1), a peça será apresentada em sessão especial para convidados,

O TCP é o grupo criado no Teatro Guaíra em 1963 e que foi responsável por montagens marcantes nos 37 anos que durou (até o ano 2000). A volta ativa se dá por conta de edital da Secretaria Estadual de Cultura (SEEC) que abriu um concurso de dramaturgia em outubro do ano passado.

O Teatro de Comédia do Paraná

é o grupo teatral formado dentro do Teatro Guaíra em 1963 e que durou até 2000.

O grupo é uma continuação do Teatro Experimental Guaíra, primeiro grupo formado no Teatro em 1956, por Ary Fontoura e Glauco Flores de Sá Britto.

O primeiro diretor do TCP foi Cláudio Corrêa e Castro. primeira montagem do TCP ocorreu em 1963, com a peça “Um Elefante no Caos”, escrita por Millôr Fernandes.

Foi o TCP que também inaugurou a fase “Guaírão” do teatro Guaíra após a construção em 1974 com a peça “Paraná Terra de Todas as Gentes”.

No período em que durou, o TCP apostou em trazer a cidade nomes de peso do teatro nacional como o casal Paulo Goulart e Nicette Bruno, além de Paulo Autran, entre outros nomes.

O edital buscava selecionar um texto inédito de dramaturgo paranaense ou residente no estado. Usou como critérios estrutura do texto, tema e linguagem, originalidade e duração estimada entre 50 e 70 minutos.

A peça vencedora foi a comédia dramática, em que Bueno traça seu retrato do homem contemporâneo

O protagonista é um “publicitário workaholic viciado em trabalho envolvido com dinheiro, drogas e excessos, que perde o controle de si próprio. Ele tem um problema de saúde e tenta se redimir, mas tem que lidar com a pessoa que ainda é e com todos os estragos que provocou”.

Ainda que com um argumento dramático, a peça é uma comédia, esclarece o diretor. “Nós devemos rir sobre o quão patético vira a vida de um homem quando ele perde a ética e o respeito dos outros”, diz.

Com mais de 34 anos de carreira, Édson Bueno conta que a experiência do concurso foi uma inovação. Ele entregou o texto, mas não acompanhou a evolução dos ensaios.

“Como também sou diretor quis dar a mesma liberdade que gosto de ter. Autor bom é autor morto ou escondido em casa, que é o meu caso. Estou na expectativa.Não tenho ideia do que vai ser, mas achei a escolha do elenco bem apropriada.”

O edital também definia que a direção do primeiro espetáculo do TCP seria do paulistano Alexandre Reinecke, uma escolha que replica a tendência do antigo TCP, que também apostava em diretores e atores de outras praças colaborando com equipes locais.

“Gostei muito de texto, cenário, elenco, trilha e figurino terem sido escolhidos em audições. É um exemplo que o Brasil deveria seguir”, disse Reinecke.

O Homem Desconfortável

Peça de Édson Bueno.

Montagem do Teatro Paranaense de Comédia.

Temporada: de 2 a 17 de julho. De quinta-feira a sábado às 20h30, e aos domingo, às 19h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Ingressos: R$ 20,00

O diretor conta que dos textos inscritos no edital, “O Homem Desconfortável” foi o que mais chamou atenção. “É um texto moderno, que não cai no lugar comum, como há tempos não é escrito no Brasil. Com humor contemporâneo discute questões sociais, políticas e familiares.”

Os figurinos da peça são criações de Eduardo Giacomini, a cenografia de Guenia Lemos, a trilha sonora de Gilson Fukushima e a iluminação de Beto Bruel.

No elenco estão Carolina Meinerz, Christiane Macedo, Eliane Campelli, Kauê Persona, Léo Campos, Marcel Szymanski, Pedro Inoue, Simone Magalhães, Tatiana Blum e William Barbier.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]