• Carregando...
O filme de suspense Simon Werner Desapareceu soluciona o sumiço de alunos de um liceu de forma surpreendente | Divulgação
O filme de suspense Simon Werner Desapareceu soluciona o sumiço de alunos de um liceu de forma surpreendente| Foto: Divulgação
  • Uma Doce Mentira, com Audrey Tautou, é uma comédia rocambolesca e açucarada: o mais bobo da mostra

Com dez filmes franceses inéditos no Brasil, o Festival Varilux de Cinema Francês, que termina no dia 16, procurou revelar a diversidade de produções do atual cinema francês. Há uma gama de comédias, uma animação, dramas, aventuras e até um filme "adolescente".

Este último, Simon Werner Despareceu, com última sessão amanhã, às 14 horas, no Unibanco Arteplex Crystal, propõe uma brincadeira esperta com uma velha fórmula já reciclada por diretores de terror como Wes Craven, nas franquias de Pânico e A Sétima Alma (2010).

O diretor, estreante em longas, Fabrice Gobert, que teve seu filme selecionado para a mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes de 2010, situa a história na década de 1990, nos arredores de Paris –daí a barulhenta trilha sonora com músicas da banda Sonic Youth, que agita uma festa de alunos de um liceu. Depois que dois estudantes encontram um corpo na floresta, o thriller vai, pouco a pouco, recompondo o quebra-cabeças que leva à solução do crime ao narrar os acontecimentos do ponto de vista de cada personagem, incluindo Simon Werner, o primeiro a desaparecer.

A comédia mais açucarada da mostra é Uma Doce Mentira, de Pierre Salvadori, com exibição amanhã, às 15h55, protagonizada por Audrey Tautou, a eterna Amélie Poulain. Ela é Emilie, dona de um salão de beleza estiloso que recebe uma carta de amor anônima, que atira ao lixo, diante de seu autor, o empregado Jean (Sami Bouajila). Mais tarde, reenvia a carta à mãe, Maddy (Nathalie Baye) inconsolável pela separação há quatro anos do marido, sem imaginar que seu gesto irá provocar uma série de mal-entendidos amorosos. A produção é prejudicada pelo excesso de artifícios rocambolescos do roteiro e uma cenografia forçadamente retrô.

Confira a programação completa, no roteiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]