• Carregando...
Fofão no ateliê do seu criador | Reprodução site oficial
Fofão no ateliê do seu criador| Foto: Reprodução site oficial

Inspirado no icônico E.T., de Steven Spielberg, o personagem criado pelo ator Orival Pessini fez sua primeira aparição na TV em 1983, no programa infantil “Balão Mágico”, ao lado de Simoni. O alienígena do planeta Fofolândia rapidamente caiu no gosto da criançada e foi ganhando destaque até chegar a comandar os próprios programas. Como homenagem ao legado de Pessini, conheça algumas curiosidades a respeito do Fofão

1) No início, o personagem não tinha falas

Isso mesmo. Em suas primeiras aparições na televisão, Fofão emitia apenas alguns sons característicos que eram traduzidos ao público por Simoni.

2) Fofão no cinema

O sucesso do alienígena que viajava pela galáxia enquanto o jantar não ficava pronto em seu planeta rendeu também uma aparição na tela grande. O filme “Fofão e Nave Sem Rumo”, com direção de Adriano Stuart, estreou no dia 23 de fevereiro de 1989 e tinha, além de Pessini, Jessica Canoletti e Ivo Lopes Araújo no elenco. O longa pode ser visto na íntegra no Youtube

3) O “punhal” dentro do boneco oficial

Durante muitos anos, circulou pelo imaginário coletivo a lenda urbana de que, dentro do boneco oficial do Fofão haveria um “punhal”. Na verdade se tratava da estrutura interna de encaixe da cabeça, que era feita de madeira e deixava uma protuberância perceptível ao toque. Muitas teorias foram criadas em torno do brinquedo em um tempo em que boatos não eram facilmente desmistificados.

4) Fofão e Kiko já dividiram o palco

Durante eventos comemorativos de dez anos de carreira do cantor cearense Joãozim Pé-de-Feijão, Fofão foi uma das atrações da “Festa Na Casa Dos 30”, ao lado de nomes como Dedé Santana (ex-trapalhões) e até mesmo Carlos Villagrán, o ator mexicano responsável por dar vida ao personagem Kiko, do seriado Chaves.

5) Fofão já desfilou na avenida

No carnaval paulista de 2014, Fofão foi um dos destaques da escola Rosas de Ouro, que levou para o sambódromo o enredo “Inesquecível”, repleto de referências culturais marcantes da história do país até então. Idealizado pelo carnavalesco Jorge Freitas, o desfile resgatava ainda personagens da Turma da Mônica, do Sítio do Picapau Amarelo, além de relembrar momentos como os protestos pelas “Diretas Já”. Naquele ano, a escola se sagrou Vice Campeã com 269, 4 pontos, atrás apenas da Mocidade Alegre, com 269, 7 pontos.

6) Fofão disse “não” aos protestos anti-Dilma

Na época dos protestos anti-Dilma ocorridos em todo o país, em abril deste ano, Orival Pessini se posicionou contra a utilização de seu personagem nas manifestações por parte do grupo Carreta Furacão. A justificativa que deu à imprensa na época estava relacionada ao desejo de preservação da imagem positiva do personagem. O ator chegou a formalizar a proibição com uma mensagem enviada aos representantes do grupo.

7) Fofão era cantor

Fofão fez de tudo: programas de TV na TV Tupi, Bandeirantes e CNT Gazeta, cinema, revista em quadrinhos. Mas também soltou a voz em mais de oito CDs e DVDs. O primeiros foi o Disco do Fofão, lançado em 1984 e precedido no ano seguinte pelo volume 2. Lançou ainda “Som e Fantasia”, “Doce Caramelo”, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]