• Carregando...
Curitibano Luís Melo vive um oriental em nova trama das 18h. | Divulgação/
Curitibano Luís Melo vive um oriental em nova trama das 18h.| Foto: Divulgação/

O dramaturgo Walther Negrão diz que procurou, mas não encontrou nenhum ator oriental “com a capacidade e o peso” do ator curitibano Luís Melo para Kazuo Tanaka, um dos protagonistas de “Sol Nascente”.

A amizade entre uma família de imigrantes japoneses com outra, de italianos, é um dos temas da novela das 18h que a Globo estreia nesta segunda (29).

“Era um personagem muito importante para colocar com um principiante ou alguém que não tenha a tarimba. Não tinha ator.”

“Todo tipo de manifestação é possível, e positiva. Mas sou pela liberdade, pelo não julgamento. Estamos falando de arte”

Luís Melo ator curitibano

Filho de uma japonesa e um oficial americano, Tanaka emigrou para o Brasil na juventude. A trama, diz o novelista, foi inspirada na ópera “Madame Butterfly”.

A escalação de Melo incomodou atores de ascendência japonesa. Coletivos como o Oriente-se têm acusado a Globo de racismo e promovido campanhas de boicote a “Sol Nascente”.

“Ninguém está tirando o papel de ninguém”

Negrão comenta que não há motivo para chateação. “Eles estão na novela. Ninguém está tirando o papel de ninguém”, emenda a preparadora de elenco Frida Richter. A equipe afirma que os olhos de Melo não foram esticados artificialmente para o personagem.

Para imergir na cultura oriental, o ator conta que recebeu ajuda de Carol Nakamura, ex-bailarina do Faustão que estreia em novelas como uma das sobrinhas de Tanaka.

A atriz o presenteou com um dicionário de japonês que pertenceu a seu avô, e tem dado dicas de vocabulário. Além disso, o elenco é assessorado por uma especialista em prosódia e costumes orientais.

Sobre as críticas, Melo responde: “Todo tipo de manifestação é possível, e positiva. Mas sou pela liberdade, pelo não julgamento. Estamos falando de arte”.

Mocinha da trana, Giovanna Antonelli é Alice, filha adotiva de Tanaka. Completam a família do imigrante sua irmã, Mieko (Miwa Yanagizawa), e os filhos dela, Hiromi (Nakamura), Yumi (Jacqueline Sato) e Hideo (Paulo Chun) - os quatro com traços e origem orientais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]