• Carregando...
O grupo G2 apresentou um espetáculo de balé no Museu Oscar Niemeyer | Karin van der Broocke/CCTG
O grupo G2 apresentou um espetáculo de balé no Museu Oscar Niemeyer| Foto: Karin van der Broocke/CCTG
  • A performance aconteceu no pátio do MON

A Virada Cultural também tem balé. O grupo G2 do Teatro Guaíra aproveitou mais uma vez o sedutor círculo de vidro que separa a entrada do Museu Oscar Niemeyer (MON) do auditório Poty Lazzarotto para estrear seu "Banquete das Diferenças", neste domingo, às 15h30. Ano passado, o local serviu de palco para a retrospectiva "Portfólio".

Cerca de 300 pessoas foram atraídas para lá, seja pelo bom nome da companhia, seja pelo som eletrônico hipnotizante que fez a trilha da peça. Em ritmo lento, nove bailarinos e bailarinas vestidos em terno e gravata preto – fazia no mínimo 30 graus – entravam por turnos no solo envidraçado. A roupa básica servia de suporte para suas cabeças, totalmente cobertas – cada artista portava uma criação própria, feita de botões, galhos, copinhos coloridos, malha prateada etc.

Assim como o adereço, a coreografia foi criação coletiva do grupo, que ao longo de um mês trabalhou com workshops rotativos organizados por cada um deles, e buscou referências na obra de artistas plásticos como Salvador Dalí e Frida Khalo e no poeta André Breton, teórico do surrealismo. A amarração final do trabalho veio no período de uma semana. Entrando no clima

Enquanto um desses seres, com a cabeça feita de flores, desenvolvia seus movimentos antes de entrar no círculo, um ou outro integrante da plateia aproveitava para se postar ao lado e tirar uma foto.

Primeiro o grupo criou dois focos de ação dentro da improvisada arena. Em um, uma dupla e depois vários deles transportavam uma mesa com rodinhas, sobre a qual realizavam movimentos com as mãos e cabeças, até chegar ao corpo todo. Do outro lado, outra dupla criava esculturas com copos de plástico duro, para depois deixar todos surpresos ao caminhar sobre eles.

No fim, a reunião de todos ao redor da mesa lembrou "A Mesa Verde" (1932), um dos marcos originários da dança expressionista, com coreografia do alemão Kurt Jooss. A imagem das cabeças mascaradas ao redor da mesa serviu também de inspiração ao grupo Secos e Molhados para uma célebre capa de disco em 1973.

Virada também é isso: reunir em poucas horas a apresentação de diferentes vertentes artísticas que nos fazem ver o quanto estamos pensando junto, ainda que com muitas diferenças.

"A Frida dizia que o surrealismo é a surpresa mágica de encontrar um leão num guarda-roupa, onde tínhamos a certeza que encontraríamos camisas", disse a bailarina Inês Drumond à reportagem após o espetáculo, que durou 20 minutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]