Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Literatura

Uma nova safra de escritores paranaenses

  • Yuri Al’Hanati
 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Os frequentadores de cafés literários, lançamentos de livros e bate-papos com autores em Curitiba sabem que não demora muito para começar a encontrar sempre os mesmos rostos entre o pequeno grupo de interessados em literatura. Antes que alguém possa acusar a formação de uma panelinha de autores, o escritor e editor José Marins reuniu dez novos nomes da safra paranaense – ele próprio incluso – na coletânea de contos Então É Isso?, que será lançada amanhã, às 19 horas, no Museu Guido Viaro. “É muito difícil romper essa barreira dos grupos que se formam. Eu sou um escritor independente, e queria dar visibilidade para pessoas que estão nas sombras, mas estão fazendo um bom trabalho.”

Entre os nomes escolhidos por Marins misturam-se escritores já publicados e estreantes, como o músico Fabiano Wunder, a dramaturga Joana Rolim e a mestra em Letras Lygia Lopes dos Santos. Cada um colabora com cinco contos. Segundo o organizador, “a ideia da coletânea é diferente da antologia, porque a intenção principal é divulgar o trabalho dessas pessoas. Parto daquela ideia que o Dalton Trevisan passa para a gente de que o que importa é a obra e não o artista. Todos eles têm estilos diferentes, mas vozes literárias interessantes e bem construídas. Isso me agrada como escritor e como leitor.”

A visibilidade, entretanto, não é sinônimo de sucesso, e o organizador de Então É Isso? – que já havia realizado a coletânea de microcontos A Brisa É Você – sabe bem disso. “Eu não sei se essas pessoas vão passar no crivo dos críticos, ou se elas vão seguir carreira na literatura, isso não me importa. O que interessa para mim é criar uma obra que é significativa pela variedade, pela beleza literária que conseguimos reunir. Quem vai dizer se esses escritores merecem ser considerados entre os autores paranaenses sempre vai ser o leitor”, acredita.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Caderno G

PUBLICIDADE