• Carregando...
O ator Guilherme Weber será um dos atores homenageados no Festival de Cinema da Lapa. | Divulgação
O ator Guilherme Weber será um dos atores homenageados no Festival de Cinema da Lapa.| Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira (25) e vai até o próximo sábado, o VII Festival de Cinema da Lapa. O evento na cidade histórica vai exibir mais de 50 filmes ao público. São curtas, documentários, filmes infantis e mostras especiais. Entre as atrações, está a mostra "Casos e Causos", com filmes produzidos pela RPC TV.

O destaque da programação será "Mostra Competitiva", em que competem quatro longas metragens nacionais: "Isolados", de Tomas Portella, "A Estrada 47", de Vicente Ferraz, "O Menino no Espelho", de Guilherme Fiúza Zenha e "Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho", de Daniel Augusto.

"A Lapa tem um cenário e uma história que dialogam muito bem com um evento como o festival. Nossa ideia é trazer a cultura para a rua, despertar nas pessoas o gosto pelo cinema e pela arte", observa Maria Inês Borges da Silveira, coordenadora do festival.

Ela explica que nas edições deste ano e do ano passado, o festival inovou ao promover oficinas e mostras itinerantes de filmes nas comunidades das zonas rurais próximas à cidade.

"Como nosso cinema está em reforma, as pessoas precisam ir até Curitiba para ver um filme. O festival e estas mostras itinerante são uma forma de fazer a cultura chegar mais perto da vida destas comunidades. A resposta tem sido muito boa", afirma Maria Inês. Nesta edição, para os filmes da mostra itinerante foram escolhidos quatro filmes do cineasta Amácio Mazzaropi. O popular também será o tema de uma oficina ministrada pelo escritor e crítico de cinema paulistano Celso Sabadin, com o tema "A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi".

Prêmio tropeiroOs atores paranaenses Guilherme Weber e Polliana Aleixo serão homenageados por esta edição do festival com o prêmio tropeiro, uma estatueta criada pelo artista plástico Luiz Gagliastri para enaltecer atores de destaque nacional nascidos no estado. Em outras edições, os homenageados foram Ary Fontoura, Luis Mello e Letícia Sabatella.

Confira alguns destaques da programação do Festival de Cinema da Lapa:

25/11 Abertura da exposição: "Lapa de Outrora" - Fotos de Guilherme Glück com curadoria de Waltrauld SekulaLocal: Pousada TropeiraHorário: 18h30 Cerimônia de Abertura do VII Festival de Cinema da LapaLocal: Theatro São JoãoHorário: 20h 26/11 Mostra Casos e Causos – com filmes produzidos pela RPCTV (afiliada da Rede Globo no Paraná)Local: Theatro São JoãoHorário: 16h

27/11 Oficina "A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi", ministrada pelo crítico e jornalista Celso Sabadin – Parte 1Local: Theatro São JoãoHorário: 15hEntrega do Troféu Tropeiro a Guilherme WeberLocal: Theatro São JoãoHorário: 20h

28/11 Oficina "A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi", ministrada pelo crítico e jornalista Celso Sabadin – Parte 2Local: Theatro São JoãoHorário: 15h Sessão Especial - "Mazzaropi"Local: Theatro São JoãoHorário: 17h Mostra Hors Concours - "Filme Vencido", de Beto CarminattiLocal: Theatro São JoãoHorário: 20h

29/11 Mostra AVEC (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná)Local: Theatro São JoãoHorário: 14h Mostra de Documentários do Curso de Cinema Centro EuropeuLocal: Theatro São JoãoHorário: 16hCerimônia de Premiação – Show com a banda MatarralesLocal: Theatro São. JoãoHorário: 20h30A programação completa está em lapa.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]