Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

Divulgação

Divulgação / Cena do filme Cena do filme "Van Helsing"
De Drácula a Van Helsing

Confira os filmes sobre vampiros que mais arrecadaram na história

26/11/2008 | 13:00 |
  • Comentários

Desde o clássico “Conde Drácula” que deixa a Transilvânia em busca da reencarnação de sua amada, até guerrilheiros que lutam contra criaturas das trevas, a temática vampiros sempre esteve presente no cinema desde seus primórdios. Na última semana, com o lançamento do filme “Crepúsculo”, o assunto entrou em voga novamente por conta do sucesso de bilheteria do longa, que arrecadou US$ 69 milhões em apenas um fim de semana.

Por conta disso, o site especializado Box Office Mojo contabilizou os filmes de temática vampiresca que mais arrecadaram nas bilheterias americanas. A lista agrega desde “Drácula de Bram Stroker”, com Anthony Hopkins e Winona Ryder, até filmes mais recentes como “Anjos da Noite” e “Van Helsing” – o último, inclusive, ficou com o primeiro lugar na lista.

Divulgação

Divulgação / Cena do filme Ampliar imagem

Cena do filme "Drácula de Bram Stoker"

Confira abaixo a lista completa:

10.º Amor à Primeira Mordida (Love at First Bite, EUA, 1979. Dirigido por Stan Dragoti)

No longa “Amor à Primeira Mordida”, Drácula se muda para Nova York para encontrar a pessoa que ele acredita ser a reencarnação de sua amada Mina Harker, após ser forçado a deixar o castelo da Transilvânia.

Lá, ele se depara com situações do dia-a-dia de Nova York enquanto busca pela modelo Cindy Soundheim. No entanto, o namorado de Cindy, o Doutor Jeff Rosenberg, percebe que ela está sob influência de um vampiro e faz o possível para convencer a polícia sobre o que está acontecendo.

A dificuldade aumenta quando Cindy se apaixona por Drácula, e não sabe se deve se render aos encantos do vampiro ou tentar voltar a sua vida normal.

O longa, lançado em abril de 1979, arrecadou um total de U$ 43 milhões nas bilheterias, e alcançou o décimo lugar na lista dos filmes mais visto com temática vampiresca.

9.º Anjos da Noite (Underworld, EUA, Alemanha, Inglaterra, 2003. Dirigido por Len Wiseman)

Em “Anjos da Noite”, o clã de vampiros é imaginado como uma sofisticada sociedade secreta moderna e aristocrata, que tem como inimigos mortais os Lycans (lobisomens). Selene, uma vampira guerrilheira, descobre um plano dos Lycans de matar Michael, um humano que consegue fazer de seu sangue laço com vampiros e Lycans. Ele pode determinar a chave para o fim da guerra. Selene se apaixona por ele, e passa a descobrir informações sobre o passado que podem mudar sua perspectiva a respeito da luta.

O primeiro episódio da série que teve duas seqüências, sendo que um deles está mais à frente nesta lista, arrecadou U$ 51 milhões nos Estados Unidos. Valor bastante positivo, uma vez que a produção teve o custo de U$ 22 milhões. No elenco, figuram nomes como Kate Backinsale, Scott Speedman e Michael Sheen.

8.º Blade: Trinity (Blade: Trinity, EUA, 2004. Dirigido por David S. Goyer)

O longa traz o terceiro episódio do caçador de vampiros Blade. Desta vez, ele se encontra sozinho e cercado de inimigos não só vampiros, mas também humanos. Ele se une a um grupo de pessoas com os mesmos ideais e assumem o nome “Nightstalkers”.

Enquanto isso, uma base localizada no deserto dos vampiros tenta dar a última cartada para conquistar o mundo. Para isso, eles ressuscitam Drácula, o vampiro que deu origem à raça e que possui poderes além dos outros membros da raça.

Com elenco composto por Wesley Snipes, Jessica Biel e Ryan Reynolds, o longa foi o que menos arrecadou em relação aos outros episódios da série, com a marca de U$ 52 milhões nos Estados Unidos.

7.º Anjos da Noite – A Evolução (Underworld: Evolution, EUA, 2006. Dirigido por Len Wiseman)

Com o mesmo diretor do primeiro episódio, “Anjos da Noite – A Evolução” foi bem-sucedido nas bilheterias do que o primeiro filme da série. O longa traz de volta a atriz Kate Backinsale no papel da vampira Selene e Scott Speedman como o híbrido vampiro/lobisomem Michael Corvin.

Neste episódio, a guerra entre as raças alcança um patamar ainda maior. Selene procura Marcus, o rei dos vampiros, a fim de negociar por sua vida. Nesta busca, Selene descobre uma teia de mentiras que fez com que os vampiros conquistassem a supremacia.

O longa arrecadou cerca de U$ 62 milhões nos Estados Unidos. Para 2009, está programado mais um longa da série, intitulado provisoriamente de “Underworld: Rise of the Lycans”.

6.º Crepúsculo (Twilight, EUA, 2008. Dirigido por Catherine Hardwicke)

“Crepúsculo” nem mesmo chegou aos cinemas brasileiros e já ficou com a sexta posição nos mais bem-sucedidos filmes sobre vampiros. E não é para menos. Baseado em uma série de livros escritos por Stephanie Meyer, que já vendeu cerca de U$ 17 milhões de exemplares em todo o mundo, o filme chegou aos U$ 69 milhões nas bilheterias americanas em apenas um fim de semana.

O longa conta a história de Edward, um vampiro imortal que se apaixona pela adolescente Bella Swan. Ele respeita a integridade dela, mas outros vampiros estão ávidos pelo sangue da jovem. Por conta disso, Edward luta contra sua própria raça para garantir a segurança de Bella.

Por conta do sucesso de “Crepúsculo”, a série já tem o segundo episódio garantido nos cinemas.

5.º Blade, O Caçador de Vampiros (Blade, EUA, 1998. Dirigido por Stephen Norrington)

Quando a mãe de Blade foi mordida por um vampiro durante sua gestação, ela não sabia que ofereceu ao seu filho um dom especial quando morreu.

Blade nasceu com todas as características positivas de um vampiro aliadas aos melhores atributos humanos. Por conta disso, ele cresce para ser um caçador de vampiros e se vingar da morte de sua mãe.

Lançado em 1998, este foi o primeiro longa da série que rendeu outros dois sucessos. Na bilheteria, “Blade” emplacou a marca de U$ 70 milhões nas bilheterias americanas.

4.º Blade 2 (Blade II, EUA, Alemanha, 2002. Dirigido por Guillermo del Toro)

Dirigido por Guillermo del Toro, “Blade 2” foi o episódio mais bem-sucedido de toda a série que tem como personagem principal o caçador de vampiros derivado dos quadrinhos.

Wesley Snipes retorna no papel da criatura, e tem de se aliar com seu inimigo Damaskinos e aos poderosos vampiros do Conselho das Sombras a fim de derrotar o Anjo da Morte. Derivados de uma mutação rara da raça dos vampiros, a nova espécie se alimenta até mesmo dos membros de sua própria comunidade.

Lançado em 2002, “Blade 2” chegou aos U$ 82 milhões nas bilheterias americanas.

3.º Drácula de Bram Stoker (Bram’s Stoker Dracula, EUA, 1992. Dirigido por Francis Ford Coppola)

Com elenco de peso, composto por Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins e Keanu Reeves, e sob direção de Francis Ford Copolla, o longa “Drácula de Bram Stoker” alcançou o terceiro lugar nos longas sobre vampiros mais bem-sucedidos. A marca foi de U$ 82 milhões apenas nos Estados Unidos.

O diretor busca voltar neste longa à fonte original do mito do Drácula, e consegue alcançar ótimas críticas da imprensa internacional. A trama conta a história do Conde que deixa a Transilvânia com destino à Londres em busca de Mina, reencarnação de sua antiga e verdadeira paixão. Ela foi morta de maneira trágica e foi o estopim para sua transformação para um imortal ser das trevas.

Ao passo que Drácula começa a se aproximar de Mina, ele atrai atenção de caçadores de vampiros e amigos próximos a ela, que tentam afastá-lo a qualquer custo.

2.º Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, EUA, 1994. Dirigido por Neil Jordan)

Anne Rice não só publicou o livro “Entrevista com o Vampiro” em 1973, mas também adaptou o roteiro para o longa lançado em 1994. Sob a direção de Neil Jordan, os atores Brad Pitt, Christian Slater, Tom Cruise e Kirsten Dunst estrelaram o longa que ficou na segunda posição da lista.

“Entrevista com o Vampiro” foi sucesso de bilheteria não só no gênero vampiresco, mas também foi o 11º filme mais visto no seu ano de lançamento. A arrecadação apenas nos Estados Unidos foi de U$ 105 milhões.

Em uma noite na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o vampiro Louis de Ponte de Lac decide contar sua trajetória de mais de 200 anos a um jovem repórter. Ele relata a história de Lestat, um vampiro que saboreia os prazeres da noite e busca novas vítimas para sustentar sua existência. Atormentado por esta vida, Louis busca vampiros que seguem os mesmos ideais que os seus. No entanto, ele encontra apenas destruição e violência.

1.º Van Helsing – O Caçador de Monstros (Van Helsing, Estados Unidos e República Tcheca, 2004. Dirigido por Stephen Sommers)

O longa do gênero vampiresco que mais arrecadou em todos os tempos é “Van Helsing – O Caçador de Monstros”, estrelado por Hugh Jackman e Kate Backinsale – que também protagoniza o longa “Anjos da Noite”. O longa arrecadou U$ 120 milhões apenas nos Estados Unidos, e é também o 16.º filme mais visto em 2004.

A trama conta a história de Gabriel Van Helsing, um homem amaldiçoado que não se lembra de seu passado, porém é instigado a seguir uma missão que ele não pode negar.

Uma organização secreta oferece a ele a missão de defender as pessoas do mal e derrotar criaturas das trevas. No entanto, ele acaba por receber o título de assassino ao invés de ser reconhecido por seu esforço.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade