• Carregando...
Última atuação na televisão foi na novela Senhora do Destino. | Divulgação/Globo Imprensa
Última atuação na televisão foi na novela Senhora do Destino.| Foto: Divulgação/Globo Imprensa

A atriz Tônia Carrero, considerada um dos ícones da televisão brasileira, morreu na noite do sábado (3) no Rio de Janeiro aos 95 anos. Por volta das 22h15, a atriz sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia. A morte foi confirmada pela clínica São Vicente, no bairro da Gávea, onde a atriz havia sido internada na última sexta-feira.

Nascida em 23 de agosto de 1922, Maria Antonieta de Farias Portocarrero era graduada em Educação Física, mas fez carreira no mundo artístico. Em 1980, ganhou o Troféu APCA como melhor atriz de televisão pela atuação na novela Água Viva. Ao todo, foram 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. A última participação de Tônia na TV foi na novela Senhora do Destino (Globo), em 2004.

Mãe do ator Cecil Thiré e avó dos também atores Miguel, Luísa e Carlos Thiré, Tônia apresentava saúde frágil nos últimos anos. Sofria de hidrocefalia aguda, o que levou a atriz a viver reclusa em um apartamento na zona sul do Rio. Em 2015, circularam boatos na internet sobre sua morte, levando a família da atriz a se pronunciar publicamente sobre seu estado de saúde.

Homenagens

O corpo da atriz Tônia Carrero está sendo velado desde as 14h deste domingo, 4, no saguão principal do Teatro Municipal, no Centro do Rio, onde chegou por volta das 13h20.

Artistas usaram as redes sociais para homenagear a atriz. O neto da atriz, o ator Miguel Thiré, publicou uma foto de Tônia, com a mensagem "obrigado minha avó, você foi uma mulher sensacional", no seu perfil no instagram. Já a atriz Rosa Maria Murtinho postou uma foto dela com Tônia, ainda jovens, com o texto: "Amiga querida, minha Tônia, a lembrança de seu sorriso e carisma estará sempre presente. Agora iluminando o paraíso, lhe amo", disse.

A atriz e cantora Zezé Motta disse que "o mundo perde", sem Tônia "Descanse em paz minha amada amiga. Luz, e muita gratidão por sua existência. Estrela, diva, e esplêndida", afirmou, em seu perfil no instagram.

A atriz Maitê Proença publicou uma foto sua orando dizendo que "a prece de hoje era para a atriz que hoje se junta aos deuses". Leandra Leal disse que Tônia foi uma das mulheres mais "incrivelands " que já passaram pelas telas e palcos do Brasil. "Seu brilho está eternizado em cada personagem, cada emoção, cada vez que você mostrou a força de ser mulher", afirmou.

O ator Kadu Moliterno publicou uma foto sua contracenando com a atriz, com a mensagem que o Brasil "perde uma grande estrela". "Tive a honra e o privilégio de trabalhar em "Água viva" de Gilberto Braga", disse.

A atriz Renata Sorrah, que contracenou com Tônia em novelas da TV Globo, lembrou à Globonews a militância política da atriz. "O que eu mais me lembro é a Tônia na linha de frente nas passeatas de 68, nas escadarias do Municipal, segurando cartazes contra a ditadura, contra a censura. Ela era muito forte", disse.

Já o diretor Gilberto Braga, que criou uma das personagens mais populares de Tônia na televisão, a Stella Simpson, em "Água viva", disse que a atriz foi talvez a brasileira mais bonita que já houve. "Ela vai ser lembrada como uma grande atriz, que teve dificuldades em ser aceita, no início da carreia, porque existe preconceito contra agente muito bonita, mas que conseguiu se impor", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]