• Carregando...
 | Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Após a exposição “Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira” ter sido fechada em Porto Alegre no ano passado, sob acusações de fazer apologia à zoofilia e ofender símbolos religioso, Caetano Veloso fará um show no Rio de Janeiro para financiar a ida da mostra à cidade. Sob curadoria de Gaudêncio Fidelis, a exposição contém mais de 270 obras que tratam de questões de gênero e diferença. 

Leia mais

A apresentação, prevista para acontecer no Parque Lage no dia 15 de março, terá ingressos que chegam a R$ 500. O valor arrecadado será destinado ao financiamento coletivo com o objetivo de garantir a ida da exposição ao Rio. 

Em 2017, Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, barrou as negociações do Museu de Arte do Rio (MAR) para levar a mostra à cidade.

O crowdfunding tem como meta angariar R$ 690 mil e tem apoio do movimento 342, de Paula Lavigne, empresária e mulher de Caetano.

Exposição em Porto Alegre

Sob patrocínio do Santander Cultural, a exposição em Porto Alegre mostrava representações de pessoas tendo relações com animais, imagens de crianças com os dizeres “Criança Viada”, além de ultraje a culto, crime previsto no Art. 208 do Código Penal.

O projeto foi custeado pela renúncia fiscal por meio da Lei Rouanet. 

Após os protestos contra à exposição, no entanto, a instituição decidiu antecipar o fim da mostra. No final de setembro, o MPF havia recomendado a reabertura do Queermuseu, mas o Santander Cultural não acatou a recomendação. 

De acordo com o entendimento do MPF, houve eventual lesão à liberdade de expressão artística em decorrência do encerramento antecipado da exposição e, por isso, no começo deste ano, obrigou a instituição a fazer exposições sobre gênero e feminismo. 

Nossa opinião

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]