• Carregando...
Foto  de 2014 mostra o poeta chileno Nicanor Parra dentro de sua casa, em Las Cruces, a cerca de 100 km a oeste de Santiago, em seu 100º aniversário | STR/AFP
Foto de 2014 mostra o poeta chileno Nicanor Parra dentro de sua casa, em Las Cruces, a cerca de 100 km a oeste de Santiago, em seu 100º aniversário| Foto: STR/AFP

Morreu na madrugada desta terça-feira (23), em Las Cruces, na costa do Chile, o poeta e físico matemático Nicanor Parra, 103, ganhador do Prêmio Cervantes (2011) e, até então, o mais longevo da família de artistas que marcou o século 20 chileno. Nicanor era irmão da compositora e cantora Violeta Parra (1917-1967).  

Este ano, o autor ganhará a primeira antologia de seus versos traduzida no Brasil, a sair pela editora 34.  

O poeta vivia há mais de 20 anos em Las Cruces, onde seguia escrevendo e organizando seus textos para publicação. Também ali recebia visitas de escritores, estudiosos de sua obra e presidentes chilenos, entre eles a atual, Michelle Bachelet, e o recentemente reeleito, Sebastián Piñera. Quem conviveu com ele nesses últimos anos, como o editor Matias Rivas, diz que sua memória estava ainda afiada e que ele recitava versos e contava anedotas de personalidades do ambiente intelectual chileno em que se formou.  

No ano passado, saiu no mercado hispano-americano a antologia "El Último Apaga la Luz" (Penguin Random House), que reúne escritos antigos e recentes. No Brasil, com um atraso tão grande que deu tempo de o autor viver mais de cem anos e morrer antes que se publicasse algo, prepara-se a edição, agora póstuma, de sua primeira antologia de poemas a ser lançada, no segundo semestre, pela editora 34.  

Sua obra mais importante foi o livro "Poemas e Antipoemas" (1954).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]