• Carregando...
No interior, a previsão é de geada e temperaturas abaixo de zero | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
No interior, a previsão é de geada e temperaturas abaixo de zero| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Aproveite o calor dos próximos dias, pois eles devem ser os últimos da temporada. Depois de um inverno de dias quentes, o frio volta ao Paraná na próxima semana e irá ocasionar temperaturas negativas em várias regiões. No interior, inclusive, a previsão do Instituto Simepar é de geada para várias cidades. E, embora remota, a possibilidade de neve ainda não pode ser descartada.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a queda nas temperaturas fará com que os termômetros cheguem às menores marcações deste inverno. O ápice dessa mudança deve acontecer na terça-feira (18). As regiões mais ao Sul do estado devem ser as mais castigadas pelas baixas temperaturas. Cidades como Palmas e General Carneiro devem chegar aos -3° C já no início da próxima semana. “A última onda de frio que tivemos foi no início de junho, ainda durante o outono. Então essa será a primeira vez na estação que vemos ver temperaturas tão baixas”, explica.

Ao longo das últimas semanas, tivemos várias manhãs frias, com mínimas bem baixas”, relembra o especialista. “Só que o tempo mais aberto trazia sol e calor na sequência. E isso muda a partir de agora”. Curitiba deve ter mínima de 2º C e máxima de 9º C.

Essa virada acontece graças à chegada de uma frente fria já a partir da noite deste domingo (16). Isso fará com que a semana comece com maior possibilidade de chuva em todo o estado, além de uma elevação na umidade. “Com o ar mais úmido e chance de ventos, a sensação térmica tende a ser ainda menor”, aponta Braun. E, na sequência dessa instabilidade, o frio chega de vez ao Paraná.

Quando neva?

Braun destaca ainda que essa frente fria faz com que haja grandes chances de formação de neve nas serras catarinense e gaúcha. Mas e no Paraná? Por aqui, essa possibilidade é bem mais remota. “As condições para nevar são bem específicas. Não depende apenas de baixas temperaturas, mas também de umidade”, explica. “E isso é complicado de prever. A cada nova atualização da previsão, isso pode mudar”.

Segundo ele, ainda é muito cedo para dizer que vai realmente nevar em Curitiba nos próximos dias, já que as indicações de umidade não indicam as condições necessárias. Mas, ao mesmo tempo, ele não descarta a possibilidade. “Pode ser que, na próxima verificação, já vejamos uma condição mais favorável”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]